terça, 16 de abril de 2024
Geral
09/01/2019 | 09:29

Balneário Camboriú é destaque no país no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios

Balneário Camboriú é a segunda cidade do Brasil em desenvolvimento social no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios. Realizado anualmente pela Urban Systems para a revista Exame, o Ranking é um estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico dos municípios e identifica aqueles com as melhores oportunidades para se investir.

O estudo apresenta um recorte dos melhores municípios em infraestrutura, capital humano, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Em 2017, Balneário Camboriú estava em 3º lugar em desenvolvimento social. Em 2018, ficou atrás apenas de São Caetano do Sul (SP). O Ranking de Desenvolvimento Social mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local. Para o estudo, são utilizados indicadores sociodemográficos e econômicos, de educação, de saúde e de segurança.

Os motivos para a posição de destaque de Balneário Camboriú foram a nota 5,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o crescimento de 8,2% da renda média dos trabalhadores formais, o tratamento de esgoto de 90,8% sobre o volume coletado, o potencial para aumentar o índice de coleta de esgoto, hoje em 88,8% dos domicílios da área urbana da cidade, e o baixo índice de homicídios. Nesse recorte, o município é a único da Região Sul a figurar nas principais posições do ranking. Maringá (PR) aparece no 23ª lugar.

"Esse resultado demonstra a importância dos investimentos que estão sendo feitos em obras de saneamento básico, em mecanismos e ações de segurança e na educação. Em 2019, essas áreas continuarão sendo nosso foco, portanto esse posicionamento deve crescer ainda mais", disse o prefeito Fabrício Oliveira.

Balneário Camboriú destacou-se também em dois outros recortes da pesquisa, em Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, ficando na 17ª colocação em ambos. O resultado completo do estudo pode ser conferido no site www.urbansystems.com.br. 

O Município atua em várias frentes para estimular investimentos e crescimento de empreendedores locais. Desde 2018, a Prefeitura lança licitações exclusivas para micro e pequenas empresas. No mesmo ano, Balneário Camboriú passou a contar com a Sala do Empreendedor, que oferece atendimento especializado e serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), além de consultoria aos empreendedores. Balneário Camboriú também facilitou o processo para abertura de empresas na cidade por meio do alvará online.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS