sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/12/2018 | 09:28

Projeto da Secretaria de Educação evita que 150 litros de óleo usados fossem para o meio ambiente

A Secretaria de Educação de Camboriú implantou, este ano, o projeto “Limpando o Óleo” nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs). Com a iniciativa mais de 150 litros de óleo deixaram de ir para o meio ambiente, em apenas quatro meses. O projeto ainda está em fase de teste, mas a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa, garante que está aprovado e é sucesso. As Merendeiras e zeladoras produzem sabão líquido a partir de óleo usado de cozinha doado por alunos e pela comunidade. 

O sabão é utilizado na própria escola para limpeza pesada. Além da facilidade na limpeza, o produto gera uma economia para o município. “Como estamos em fase de teste, ainda não sabemos apontar valores. Mas só uma escola devolveu para a secretaria 37 caixas de sabão em pó”, comenta a secretária de Educação.
 
Com a aprovação do projeto a meta do Município é introduzir a medida sustentável em todas as unidades de ensino. “O objetivo é dar um destino correto ao óleo de cozinha usado, além de produzir um sabão de qualidade”, comenta a professora de ciências e coordenadora do projeto, Jerusa Cristina Bazzo. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação e a Fundação do Meio Ambiente (Fucam). Os moradores já sabem do projeto e procuram a escola para doar o óleo.  
 
Com apenas seis litros de óleo é possível fazer 60 litros de sabão líquido. “Rende muito, limpa bem e ainda dispensa o uso de água sanitária. Ano que vem será possível mensurar a economia que o projeto representa para o município”, conclui Jerusa.
 
 
 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS