quinta, 18 de abril de 2024
Geral
18/12/2018 | 09:45

Câmara de Itajaí vota, nesta terça, extinção dos canudinhos de plástico em estabelecimentos

A Câmara de Vereadores de Itajaí vota, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o projeto de lei que visa extinguir o uso de canudos de plástico em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e similares no município. A proposta, do vereador Thiago Morastoni (MDB), tem a finalidade de contribuir para a redução da degradação ambiental.

O Projeto de Lei, protocolado em junho deste ano, prevê que em substituição aos canudinhos de plástico os estabelecimentos optem por canudos biodegradáveis, recicláveis ou mesmo os reutilizáveis de vidro e metal, por exemplo. As embalagens individuais dos canudos também deverão ser de material semelhante.

“Estamos trabalhando fortemente em nosso município o fomento ao desenvolvimento sustentável. A aprovação desse projeto é fundamental para darmos continuidade a essas ações, por isso conto com o apoio dos demais vereadores”, comenta Thiago Morastoni.

De acordo com ambientalistas, os resíduos de plástico são os principais poluidores dos oceanos, causando a mortandade de animais como as tartarugas marinhas. Os canudos plásticos podem levar até 100 anos para se decompor no meio ambiente. Caso vire lei em Itajaí, a iniciativa prevê multa de cinco UFMs (unidades fiscais do município) e 10 UFMs em caso de reincidência para quem descumprir a norma.

Consciência ambiental

Defensor de causas ambientais desde sempre, o vereador Thiago Morastoni promove ações simples mas eficazes para reduzir resíduos em seu gabinete. Há separação de lixo e grande parte do papel utilizado é armazenado e levado para cooperativas de reciclagem. O vereador também adotou o uso de uma caneca durante as sessões para reduzir o consumo de copos descartáveis de café.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS