quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/12/2018 | 10:37

Política: Apenas quatro secretários de Estado foram confirmados para SC

O governador eleito Carlos Moisés (PSL) confirmou nesta semana os quatro primeiros nomes do primeiro escalão do seu secretariado, sendo que vai manter dois nomes do governo Eduardo Pinho Moreira (MDB). A Secretaria da Fazenda e a recém-criada Administração Prisional serão ocupadas por pessoas que já estão na gestão estadual. O atual secretário da Fazenda Paulo Eli continua no comando da pasta e Leandro Lima, que atualmente responde pela Secretaria de Cidadania e Justiça, assume a Secretaria de Administração Prisional. As novidades estão na Secretaria de Administração com o nome de Jorge Eduardo Tasca, e na Saúde, com Helton Zeferino. Pelo anúncio desta semana o governador eleito ainda deve anunciar os cinco secretários restantes e os chefes das três subdivisões da segurança pública. Apenas o delegado-geral da Polícia Civil já foi anunciado.

Secretário Leandro Lima

O secretário de Administração Prisional Leandro Lima anunciado pelo governador eleito é agente penitenciário de carreira e responde desde o início da gestão de Eduardo Pinho Moreira pela pasta da Cidadania e Justiça. Também exerceu a função de secretário-adjunto da pasta durante o mandato de Raimundo Colombo e foi diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap).

Jorge Eduardo tasca

LEGENDA: O nome escolhido pelo governador Carlos Moises para conduzir a Secretaria da Administração é o do tenente-coronel da Polícia Militar Jorge Eduardo Tasca. Ele é o atual responsável pelo Centro de Inovação da corporação estadual, onde desenvolveu importantes programas, tendo se afastado temporariamente do cargo para integrar a equipe de transição de Moisés. Além da carreira militar, tem doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul.

 Paulo Eli

O secretário da Fazenda Paulo Eli, nomeado pelo governador Eduardo Pinho Moreira em janeiro, será mantido pelo governador eleito Carlos Moisés. Eli é funcionário de carreira com atuação há 34 anos na Secretaria da Fazenda e 41 anos na administração pública. É graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSC, com especialização em Gestão Fazendária e Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa.

 Helton Zeferino

A Secretaria de Saúde será ocupada pelo atual comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Florianópolis, o tenente-coronel Helton Zeferino. Apesar da dedicação à carreira militar, Zeferino é graduado em medicina pela UFSC e tem especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul. Atuou como médico plantonista no resgate aéreo dos Bombeiros.

 

Governo estadual com nova estrutura

Junto com os quatro primeiros nomes para seu secretariado, Carlos Moisés apresentou a reforma administrativa que será implementada no Executivo estadual em 2019. As medidas serão efetivadas após aprovação pelo Legislativo e a meta do novo governo é zerar o déficit de mais de R$ 2 bilhões nas contas públicas do Estado em dois anos.

As principais ações serão a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), diminuição do número de secretarias setoriais, enxugamento da estruturas e do quadro de pessoal.

As secretarias de estado serão limitadas a 10: Administração, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Administração Prisional e Socioeducativa, Educação, Agricultura e Pesca, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade e Desenvolvimento Social. O grande destaque fica para a pasta da Segurança Pública, que não terá um secretário único. A ideia é que os chefes das quatro subdivisões da segurança – IGP, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – formem um Conselho Permanente da Segurança Pública e que cada um deles ocupe a presidência desse grupo por um ano ao longo do mandato, sendo o responsável por coordenar os trabalhos da pasta. O objetivo é a maior integração de ações e discursos.

 

Mudanças estruturais

A estrutura do Estado passará por diversas outras mudanças. A Casa Civil, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Controladoria Geral do Estado, que ainda será criada, estarão dentro da estrutura de governo, mais próximas ao gabinete do governador, com status de Secretarias de Estado. A Defesa Civil passa a integrar o gabinete do governador, como Secretaria Executiva; e a Secretaria de Comunicação será integrada à Casa Civil, também como Secretaria Executiva. A Casa Civil ainda englobará Casa Militar, Assuntos Legislativos e Articulação.

As atuais secretarias de Planejamento e do Turismo, Cultura e Esporte serão extintas. O planejamento organizacional será coordenado pela Secretaria de Administração, enquanto o planejamento do desenvolvimento do Estado ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. No caso do Turismo, a pasta terá suas macrofunções exercidas em plenitude pela Santur, que será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável; o Esporte pela Fesporte, que será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social; e a Cultura pela Federação Catarinense de Cultura, que também será vinculada ao Desenvolvimento Social.

Deter e Deinfra também serão extintos, com as atribuições absorvidas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS