sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/12/2018 | 09:50

SENAI de Santa Catarina irá oferecer 5.800 vagas em cursos técnicos em 2019

Por Paulo Henrique Gomes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina irá oferecer aproximadamente 5,8 mil vagas para cursos técnicos presenciais e à distância no estado, em 2019. Todas as 65 unidades da instituição localizadas em todo o estado irão oferecer oportunidades.

As vagas são apenas para o ano de 2019. Neste ano, as matrículas para os cursos já foram encerradas.

O gerente de Educação do SENAI de Santa Catarina, Fernando Pitt, explica que além dos cursos técnicos, a instituição vai disponibilizar cerca de 600 vagas em cursos superiores de tecnologia e outras 300 para cursos de engenharia. Se levarmos em conta o número de vagas ofertadas em 2019 em todas as modalidades, haverá um acréscimo de aproximadamente 10% no número de vagas disponibilizadas em 2018.

“Para 2019, nós estamos ofertando mais de 5,8 mil vagas nos cursos técnicos, tanto presenciais quanto à distância. E estamos ofertando mais de 600 vagas em cursos superiores de tecnologia e também mais de 300 vagas em cursos de engenharia. Nós estamos, com pelo menos, em torno de 10%, em média, de acréscimo em relação à oferta com base em 2018”, informa.

Segundo Pitt, os cursos técnicos mais procurados nas unidades do SENAI catarinense são de eletrotécnica, eletromecânica, administração, mecânica e de mecânica automotiva. A qualificação de profissionais nessas áreas ajuda a indústria catarinense a se adequar às demandas e exigências tecnológicas exigidas pelo mercado atualmente. “Todos esses cursos estão diretamente envolvidos, principalmente e de eletrotécnica, eletromecânica, pois é um profissional muito versátil, um profissional que consegue atender tanto as necessidades da indústria local, quanto dessa nova indústria mais tecnológica, dessa indústria que requer mais competência em eletrônica, em automação”.

As unidades do SENAI oferecem oportunidades de especialização em setores previamente analisados da indústria da região onde estão os locais de ensino. Cada curso é aprovado após um comitê da instituição avaliar as necessidades e demandas locais.

Cursos semipresenciais

O SENAI irá oferecer cerca de 800 vagas para cursos técnicos à distância para os catarinenses em 2019. Essa pode ser uma boa opção para pessoas que moram em localidades distantes das unidades físicas do SENAI no estado, além da possibilidade em adequar os estudos com seus horários. O valor da mensalidade dos cursos à distância costuma ser menores do que os presenciais.

“Nós temos aproximadamente 800 vagas em cursos técnicos à distância que estão sendo ofertadas nesse processo seletivo. Entrega a mesma qualidade de um curso presencial, porém com uma flexibilidade para o aluno poder fazer o seu horário de estudo, poder ter mais autonomia no seu estudo e a um valor de mensalidade mais baixo do que o presencial até em função do tipo de oferta, do tipo de execução desses cursos”, completa Pitt.

Em 2018, o SENAI ofereceu cursos de curta duração, aprendizagem industrial, ensino médio, curso técnico, graduação, pós-graduação e extensão profissional no estado de Santa Catarina. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS