sábado, 20 de abril de 2024
Geral
04/12/2018 | 09:45

Alumni da Univali são finalistas do prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

As arquitetas e urbanistas alumni (egressas) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Bruna Teruko Bortolini e Vanessa Beatriz da Silva estão entre os sete finalistas do 6º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB/SC).

2018-12-03- projeto finalista concurso CAU - Arquitetura e Urbanismo.jpg

O trabalho de Bruna Teruko Bortolini, intitulado "Articulando as águas do tecido urbano", desenvolveu-se sob orientação da professora Lizete Terezinha Assen de Oliveira. Ela propõe uma intervenção urbana de caráter estruturador que articula as águas ao técnico urbano visando as problemáticas ocasionadas pelas cheias na região do bairro Cidade Nova, em Itajaí (SC). A autora sugere ações na escala do território e aprofunda a investigação sobre o rio como fator qualificador da organização e da vida urbanas no bairro.  Ela destaca a necessidade de diálogo entre a base teórica e as soluções espaciais, entre o planejamento urbano e o projeto urbanístico-arquitetônico, ressaltando a dinâmica da construção e apropriação da cidade contemporânea exigem. 

Já o projeto de Vanessa Beatriz da Silva, cujo o título é "O habitar e o rio - uma intervenção no bairro Cidade Nova – Itajaí", orientado pelo professor Marcelo Galafassi, baseia-se na solução dos problemas enfrentados pela população de baixa renda, em condições precárias de moradia, que sofre com problemas de enchente, à margem do rio. A alumna (egressa) indica que a população do bairro não seja relocada, mas mantida no local de origem por meio de novas habitações que ofereçam resiliência frente ao fenômeno. A maneira como o projeto resolve as questões de infraestrutura (abastecimento de água, energia elétrica e sistema de esgoto), para que as mesmas sejam preservadas de alguma maneira durante a ocorrência de enchentes, demostra o nível de complexidade e a viabilidade, visando principalmente a melhora na qualidade de vida desses habitantes.

O concurso avaliou os trabalhos finais de graduação (TFG) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino catarinenses. A Comissão Julgadora divulgou na semana passada (28), a lista dos trabalhos classificados. Entre eles estão os trabalhos que receberão menções honrosas e os três primeiros colocados, que serão divulgados em uma cerimônia com data e local a definir.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS