sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/11/2018 | 14:33

Projeto Educação para Transformação integra ações no Dia de Luta contra os Agrotóxicos

No dia de 3 de dezembro (segunda-feira), Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, o projeto de extensão "Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero" da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participa do ato público em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis (SC), com atividades das 10h às 17h. Já no dia 4 (terça-feira), às 19h, a Universidade realiza um seminário, no Campus Itajaí, sobre os impactos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde humana.

O evento na capital catarinense começa às 10h com uma roda de conversa para discutir o consumo agroecológico. No local também haverá uma feira agroecológica, troca de sementes e palestras. Às 16h, na Câmara de Vereadores, ocorre uma palestra com o Dr. Pablo Moritz, médico do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC), seguido de uma solenidade de entrega de homenagens e do Dossiê Abrasco - um amplo estudo científico que trata dos impactos dos agrotóxicos na saúde, aos representantes do Legislativo. Às 17h, em frente à Catedral, terá uma aula ao ar livre com a presença de Rogério Dias, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), que fará uma exposição sobre os retrocessos contidos no PL 6.299/2002, conhecido como "PL do Veneno", pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.

A Univali integra o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), organizador do ato público, e será representada no evento pela professora Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto de extensão.

Na terça-feira (4), o "Seminário: Impactos de Agrotóxicos sobre o meio ambiente e a saúde humana" reunirá comunidade acadêmica e externa, no auditório do Mestrado em Ciências Jurídicas da Univali, localizada na sala 427 do bloco D1, em Itajaí. O médico pneumologista Pablo Moritz, da CIATox/SC, será o palestrante convidado da noite. Depois da fala dele, ocorrerá uma mesa-redonda mediada também pelos professores Márcia Gilmara Vieira e Oscar Benigno Iza, ambos do projeto Educação para Transformação, e pelo professor Ricardo Stanziola Vieira, coordenador do projeto Laboratório de Sustentabilidade e Cidadania. As inscrições para o seminário estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área Meio Ambiente.

"Educação para Transformação"

As iniciativas do "Educação para Transformação" estimulam a produção de cultivos orgânicos com atividades que englobam o cultivo sem o uso de agrotóxicos por meio de metodologias e práticas de agroecologia e da agrofloresta, para aplicação de uma agricultura sustentável. As oficinas desenvolvidas pelo projeto também promovem a autonomia e o empoderamento das mulheres agricultoras e participantes por meio do conhecimento e aprendizado compartilhados.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS