sexta, 19 de abril de 2024
Geral
26/11/2018 | 13:28

Infância e os tempos de brincar na rua são temas de mostra e diálogo na Sala Verde

Nesta terça-feira, dia 27 de novembro, das 14h às 16h, ocorre uma roda de diálogo com os autores da mostra "Se essa rua fosse minha", aberta à visitação até o dia 14 de dezembro, no Espaço de Exposições Sala Verde, localizado no bloco D2 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí. O bate-papo, aberto ao público e gratuito, será sobre a infância e os tempos de brincar na rua.

A exposição baseia-se no livro de Magru Floriano, intitulado "Brincar de Brincar", fruto de sua pesquisa de conclusão do curso de História da Univali, em 2017. Já a mostra, de autoria de Magru Floriano, Pedro Floriano dos Santos e Isaque de Borba Corrêa, resulta do esforço do trio de rememorar e ressignificar brinquedos e brincadeiras de seus tempos. Na conversa, eles pretendem despertar nos adultos participantes as crianças adormecidas em cada um, rememorando principalmente o processo de brincar na rua.

A mostra reúne brinquedos construídos a partir de memórias da infância de três diferentes gerações. Lembranças materializadas de Magru, de sua mãe e de seu irmão que transcenderam ao tempo e ornaram a concretude das obras. Muitos dos objetos são desconhecidos para a maioria das pessoas que, em sua infância, não tiveram contato ou tempo livre para brincar e criar tais brincadeiras.

A tecnologia também está disposição do visitante. Para entender os materiais e de que forma os brinquedos foram feitos os visitantes podem acessar, por meio de aplicativos leitores de QR Codes ou com a própria câmera de alguns celulares, considerações do autor de cada um dos brinquedos. São 50 brinquedos expostos de um total de 65 construídos em atividades educativas envolvendo as crianças que estudam no Parque Dom Bosco de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS