sexta, 19 de abril de 2024
Geral
23/11/2018 | 10:33

Semana de Mobilização para o controle do Aedes aegypti começa na segunda-feira

De segunda a sexta-feira (26 a 30) haverá a Semana de Mobilização para o controle do mosquito Aedes aegypti. A realização da semana foi uma recomendação da Secretaria do Estado de Saúde, seguindo a Sala Nacional de Coordenação e Controle de dengue, zika e chikungunya (doenças causadas pela picada do mosquito) principalmente em razão do aumento de casos de tais doenças no estado.  

Durante a semana, ações já realizadas ao longo do ano como visitas, inspeções e pesquisas vetoriais serão intensificadas. Do dia 26 ao dia 29, haverá panfletagens em ruas, semáforos e em alguns supermercados da cidade. Já a sexta-feira (30), será considerada o “Dia D” da mobilização. Todos os agentes da Vigilância Ambiental estarão distribuindo panfletos no Pontal Norte, Sul e Praça Almirante Tamandaré, além de semáforos.

Neste ano, até o mês de outubro, mais de 70 mil visitas de tratamento foram realizadas pela Vigilância Ambiental em logradouros da cidade.  O total de intimações realizadas foi de 227; 92 infrações foram contabilizadas e uma interdição realizada.

O diretor do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Rafael Neis da Silva, fala sobre a prevenção das larvas do mosquito. “É importante realizar a prevenção durante todo o ano, sobretudo no verão, já que as chuvas são mais ocorrentes e temperaturas mais elevadas aceleram o ciclo de vida das larvas. Não deixar qualquer tipo de material que possa acumular água da chuva parado e a verificação de calhas e caixas d’água estão entre as maneiras de tornar a casa livre do mosquito”, diz.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS