quinta, 28 de março de 2024
Geral
Fotos divulgação
21/11/2018 | 17:11

Projeto de Lei que autoriza restaurantes a vender na orla de Balneário Camboriú apresenta brechas

A partir das 18h desta quarta-feira (21), o projeto de lei 183/2017, que propõe a venda de alimentos na faixa de areia, será apresentado pelo vereador David Fernandes, o David La Barrica, é uma das pautas da sessão de hoje na câmara. Em entrevista exclusiva ao Jornal dos Bairros, Olga Ferreira, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), comenta que faltou comunicação do órgão público com os comerciantes.

Além da falta de comunicação, às 16h os donos de bares e restaurantes da Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, começaram um protesto pacífico em frente à Câmara de Vereadores do município. Na orla, cerca de 80 restaurantes colocaram faixas escrito “FECHADO EM MANIFESTO AO DIREITO DE ATENDER O CLIENTE NA PRAIA”.

“Os donos de restaurantes e demais pessoas envolvidas no atendimento ao cliente, não foram convidados para debater sobre o projeto. Eu não sou contra, mas penso que deveria ser um projeto melhor elaborado, mas isso não aconteceu porque nós não participamos desta elaboração”, afirma Olga Ferreira.

A presidente afirma que o projeto não fala sobre a segurança dos garçons, tanto na questão de levar e trazer as comidas, bem como se será necessária uma troca de uniforme e demais critérios para estes trabalhadores fazerem o serviço. Quanto as faixas de pedestres, Olga afirma que não são todos os estabelecimentos que possuem uma faixa próxima ao restaurante, o que pode prejudicar o atendimento na praia. “Não queremos que os nossos trabalhadores fiquem com insolação, queimaduras nos pés ou sofram qualquer tipo de acidente na rua”, comenta.

A presidente também enfatiza que não há critérios em quem pode servir na praia. Ela acredita que os restaurantes instalados há um número X de anos devem ter a prioridade nesse caso. “Muitos restaurantes e bares abrem apenas na alta temporada, visando lucrar nesta época. Logo, não se tem todo o cuidado que os restaurantes tradicionais trazem há anos, isso sem contar que não saberemos que fim levarão os funcionários destes novos restaurantes quando o verão acabar”.

O alargamento da praia também foi comentado pela presidente. Com a possível extensão da faixa de areia, a instalação de ilhas compartilhadas - por três restaurantes ou mais - na areia, facilitaria o atendimento aos banhistas e traria mais segurança aos trabalhadores. Ela finaliza que estará presente hoje à noite na Câmara, para acompanhar de perto a votação.

 

Reportagem: Matheus Petter


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS