quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/11/2018 | 17:06

Secretaria de Saúde de Itajaí promove I Encontro com as Pessoas Ostomizadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí promove nesta quinta-feira (22) o I Encontro com as Pessoas Ostomizadas – Educação e Vida. O evento ocorre das 14h às 17h no Espaço Cultural anexo à Rádio Conceição, e vai reunir usuários que possuem estoma, familiares, laboratórios, servidores públicos da saúde e comunidade interessada. A ação também é alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados (16 de novembro).

O objetivo do encontro é debater com a sociedade e profissionais de saúde sobre as dificuldades e situações enfrentadas por pessoas ostomizadas, bem como esclarecer dúvidas sobre o assunto. A programação contempla uma roda de conversa para abordar os temas: Alimentação da Pessoa Ostomizada; Vivendo com a Ostomia; e Cuidados com a Ostomia.

Durante o evento também haverá a exposição “Asas da Imaginação”, da artista chilena Andreia Bordin, e distribuição de materiais da campanha “Itajaí sem Racismo”, alusivo ao mês da Consciência Negra, produzido pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Temáticas de Itajaí (Serit).

Outra atração é a apresentação do projeto “Semeando Livros” da Biblioteca Municipal de Itajaí, que visa distribuir livros para a comunidade de forma lúdica e inusitada, visando o reaproveitamento e a disseminação da leitura. Na ocasião, os participantes irão receber livros do projeto.

O I Encontro com as Pessoas Ostomizadas – Educação e Vida é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Ostomizados da Unidade de Assistência Médica Especializada. O evento também tem apoio do comunicador Sandro Simas, da Rádio Conceição, que já passou por uma ostomia, entre outros parceiros.

O espaço cultural da Rádio Conceição fica na rua Jorge Matos, 75, Centro.

Programa de Ostomizados

A pessoa ostomizada é aquela que, em decorrência de um procedimento cirúrgico nos sistema digestório, respiratório ou urinário, possui um estoma: uma abertura artificial entre os órgãos internos e o meio externo. O Programa de Ostomizados do município tem como ações a orientação para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações nas estomias, fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança e capacitação de profissionais.

O programa fica localizado junto à Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS), na avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. E-mail: estomizados@itajai.sc.gov.br.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS