segunda, 21 de janeiro de 2019
06/11/2018 - 11:27

BC: Programa ABRAÇO de Proteção ao Idoso será premiado nacionalmente

Balneário Camboriú será premiada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por ter uma das ?Melhores Experiências com Idosos do Brasil?. O reconhecimento veio através do Programa ABRAÇO de Proteção ao Idoso. Criado em abril de 2017, o ABRAÇO atende idosos em situação de risco, oferecendo acompanhamentos psicológico, jurídicos e de locomoção.

A premiação será realizada em Brasília no dia 26 de novembro. Apenas 14 experiências foram premiadas no país. ?Nós implementamos o Programa ABRAÇO para que ele tenha um papel de atenção, proteção e acolhimento aos que necessitam. É um programa que tem servido de modelo para ações similares que estão sendo implantadas em muitos municípios brasileiros. O cuidado e a atenção ao idoso tem sido uma constante e é compromisso de governo, tanto na proteção dos direitos quanto na valorização e integração desses cidadãos 60+?, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.

A Fiocruz, que foi fundada em 1900, é reconhecida como uma das principais instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Para esta premiação, foram colhidos programas com experiências de saúde voltadas para o idoso. Foram selecionadas nove experiências municipais e cinco estaduais.

Entre os objetivos do Programa ABRAÇO descritos no projeto e que podem ser vistos no site da Fiocruz, estão assegurar à pessoa idosa respeito e dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

O Programa foi criado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria da Pessoa Idosa, com apoio da 6ª Promotoria do Ministério Público. A equipe é formada por pedagoga, psicóloga, assistente social, uma advogada e um administrador.

Desde que foi criado o programa já realizou 2.684 atendimentos. Durante o atendimento é identificado se o idoso faz acompanhamento de saúde na rede pública ou privada, e se for preciso, este é encaminhado para os serviços públicos disponibilizados pelo município. É realizado também a sensibilização e o trabalho de convivência, para participar das oficinas da Secretaria da Pessoa Idosa, que hoje são 89, variando em atividades que trabalham o corpo e a mente.Para a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho com os idosos. ?Não tratamos eles como coitadinhos. Inserimos eles na sociedade e mostramos a importância que essas vidas têm, passando suas experiências para os mais jovens e aproveitando a vida?, disse ela.

A Secretaria da Pessoa Idosa se tornou referência nacional pelos trabalhos prestados. Em maio deste ano, Balneário Camboriú sediou o Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que contou com 342 pessoas de 154 cidades, dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de membros do Governo Federal, da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Esta é a segunda vez que Balneário Camboriú é reconhecida pela Fundação Oswaldo Cruz. Em outubro do ano passado, o trabalho com o Quilombo de Passagem do Morro do Boi, foi um dos selecionados na 5ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. ?Fomos até o Quilombo de Passagem, conversamos e levamos psicólogos, pedagogo e historiadora, para entender suas reais necessidades de atendimento médico e básicos. Propusemos para eles resgatar elementos da comunidade, cultural e histórico, através de conversas para retratar sua ancestralidade?, disse Christina Barichello.

Sexta, 18 de janeiro de 2019
Penha declara situação de emergência
Quinta, 17 de janeiro de 2019
BOMBINHAS TEM NOVO PORTAL DE TURISMO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros