quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/11/2018 | 17:23

Gestantes podem fazer aula de ioga gratuitamente em Itajaí

As gestantes de Itajaí foram contempladas com um projeto que oferece aulas de ioga gratuitamente. A atividade, que começou nesta segunda-feira (05) em parceria com a Unidade Básica de Saúde Costa Cavalcante, proporciona inúmeros benefícios às mamães durante a gestação e no pós-parto. As aulas são gratuitas e abertas às gestantes da comunidade. A prática ocorre semanalmente às segundas-feiras, no Centro de Múltiplo Uso (CMU) Helena da Costa Moraes Gonzaga, a partir das 10h.

As aulas de ioga para gestantes fazem parte do projeto de Estágio Final de Formação Transdisciplinar em Hatha Yoga, da Escola Spanda de Balneário Camboriú. As aulas são ministradas pelas estudantes Aline Zanchi Mahieu, que é psicóloga da rede municipal e gestante de 26 semanas, e Claudiane Beatriz Guedes. O projeto contempla aulas até dezembro.

A ioga pode trazer diversas vantagens às gestantes, ajudando a reduzir medos, ansiedades e alterações de humor provocadas pelos hormônios. De acordo com as alunas, a prática alivia e previne dores lombares, melhora a circulação sanguínea, ameniza inchaços, trabalha exercícios respiratórios que são aliados durante o parto, ajuda a diminuir o estresse, fortalece o assoalho pélvico e o períneo, além de contribuir na preparação mental e emocional da mulher para o parto.

“A ioga pode ser praticada por pessoas todas as idades. Trata-se de uma prática milenar, desenvolvida para trabalhar o corpo por inteiro, ajudando a restabelecer o equilíbrio interno e o autoconhecimento. Para as gestantes, a prática é indicada visando esse momento de transformações físicas e emocionais, promovendo assim uma gestação saudável e de grande confiança, bem como estabelecendo um vínculo intenso entre mãe e filho”, explica Claudiane Beatriz Guedes.

Como participar

Para participar da atividade, a gestante deve comparecer ao CMU Helena da Costa Moraes Gonzaga nas segundas-feiras, a partir das 10h. O centro fica localizado na rua Sergipe, 71, no loteamento Costa Cavalcante. As mulheres também devem levar tapete, toalha ou almofada para a prática da ioga. É importante que antes de praticar qualquer atividade física a gestante consulte seu médico.

Confira os benefícios das aulas de ioga par gestantes:

-Reduz medos, ansiedade e alterações de humor provocadas pelos hormônios na gravidez.
- Favorece uma recuperação mais rápida no pós-parto.
- Alivia e previne dores lombares, trabalhando a postura.
- Trabalha exercícios respiratórios que são poderosos aliados durante o parto.
- Favorece a conexão da mãe com o bebê.
- Melhora a circulação sanguínea, amenizando inchaços, dormência e evitando varizes.
- Alivia os desconfortos causados pela gestação, melhorando o trânsito intestinal e a digestão, bem como proporciona alívio da prisão de ventre.
- Ajuda a diminuir o estresse, equilibrando e acalmando a gestante.
- Prepara a mulher mentalmente e emocionalmente para a hora do parto, estimulando sua confiança e segurança para antes, durante e depois do parto. Também fortalece o assoalho pélvico e prepara o períneo.
- Melhora a disposição e o bem-estar.
- Promove o autoconhecimento e a paz interior.
- Melhora o relacionamento consigo mesma e com os outros.
-Estimula as mulheres a desenvolver sua força, resistência e flexibilidade para enfrentar o peso extra e a hiperatividade dos hormônios, auxiliando-as ainda a desenvolver suas atividades habituais sem abatimento ou cansaço.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS