sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/10/2018 | 11:07

Navegantes: Saúde intensifica o combate ao escorpião amarelo

A Secretaria de Saúde de Navegantes adquiriu duas lanternas ultravioletas, para intensificar o combate ao escorpião amarelo no município. Os trabalhos serão voltados nesse momento, ao bairro Machados, onde existem registros do aparecimento do aracnídeo.

No entanto, o diretor da Vigilância Ambiental, Eduardo Leal, explica que a equipe pode ser acionada também para atendimento em toda a cidade. Ele alerta que ao encontrar escorpião no quintal de casa, a recomendação é procurar a Vigilância Ambiental no telefone 3185 2371 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central – setor responsável pela prevenção de acidentes, inspeção e capturas.

Eduardo Leal pontua ainda que o perigoso escorpião amarelo (Tityus serrulatus) procura alimento à noite e utiliza-se do ferrão venenoso para defesa. “Esses animais não aparecem durante o dia, eles saem das tocas a noite, por isso, a necessidade do uso da lanterna ultravioleta para a captura”, esclarece o diretor.

Ele orienta que a população deve evitar deixar entulhos e lixos no quintal e ficar atenta em muros sem reboco, madeiras empilhadas, ralos, enfim, locais escuros e úmidos.

No caso de a pessoa ser picada, deve imediatamente procurar o Hospital de Navegantes para receber o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS