segunda, 21 de janeiro de 2019
19/10/2018 - 13:41

Receita Federal dará benefícios a empresas que pagarem impostos em dia

O programa vai atribuir uma nota classificando cada contribuinte de acordo com a maneira em que realiza o pagamento de impostos. As notas serão de A a C, empresas com nota A terão prioridade no recebimento de restituições e preferência no atendimento; já as empresas com pior nota, terão fiscalizações mais rigorosas.

De acordo com os dados levantados, a intenção é classificar cerca de 7 milhões de empresas com a intenção de premiar bons pagadores e incentivar o pagamento em dia. As empresas poderão receber nota máxima somente se estiverem adimplentes com o Fisco, efetuarem as declarações no período estipulado e possuírem a situação cadastral em dia.

A criação do sistema de classificação também terá como objetivo fazer a identificação de empresas que deixaram de pagar seus impostos ou não estiverem cumprindo com as obrigações tributárias sistemáticas. E perderão pontos quem tiver cometido fraude ou prestarem informações falsas à receita.

Como medida de ajudar os contribuintes, todas as empresas com nota máxima que por alguma eventualidade cometer alguma infração, a receita irá notifica-los, tendo a chance de se regularizarem, excluindo casos de crimes tributários, como lavagem de dinheiro e crime contra a Previdência.

As notas serão dadas sempre com base nos últimos três anos, sendo que o último ano terá peso maior. Todas as empresas com mais de um ano de vida serão classificadas. Pelo cronograma da Receita, em fevereiro de 2019, cerca de 5 milhões de empresas do Simples receberão suas notas. Grandes contribuintes receberão os ratings em março e os demais em abril.

Para o advogado tributarista, Dr. Kim Augusto Zanoni, do Silva & Silva advogado de Florianópolis, ?A criação de um rating da Receita Federal para as empresas tem a finalidade de orientar ações fiscais, mas não tem maiores reflexos práticos em termos de fiscalização, já que o próprio órgão público já possui todas as informações necessárias para esse fim?.

Sexta, 18 de janeiro de 2019
Penha declara situação de emergência
Quinta, 17 de janeiro de 2019
BOMBINHAS TEM NOVO PORTAL DE TURISMO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros