quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/10/2018 | 17:30

Porto de Itajaí recebe visita de Cônsul Americana

Nesta segunda-feira, 15, a Superintendência do Porto de Itajaí recebeu a visita oficial principal do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS), Julia Harlan.

Na oportunidade a diplomata estava acompanhada de sua comitiva, John Jaacobs - cônsul para Assuntos de Relações Públicas, Cezar Borsa – Assessor Cultural (consulado dos EUA em São Paulo), Aline Dalla Vecchia – Assistente para Assuntos Políticos e Econômicos e Marianne Scholze Behs – Relações Públicas de Educação e Cultura.

Todos foram recebidos pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles e membros da superintendência. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Giovani Alberto Testoni, também prestigiou o encontro.

Com o objetivo de estreitar laços em diversos pólos econômicos de Santa Catarina, nesta semana a Cônsul Julia Harlan estará cumprindo um roteiro de visitas em alguns municípios da região da AMFRI e Vale do Itajaí.

Em geral são visitas de cortesia buscando sempre pelo fortalecimento e relacionamento com os Estados Unidos e Brasil. Em pauta, a Cônsul segue um cronograma de apresentação em universidades e associações comerciais apresentando palestras sobre entrada de Vistos, oferta de intercâmbio para os Estados Unidos em diversas áreas e principalmente sobre as atividades da embaixada americana em Porto Alegre, assim como o incremento de negócios entre outros assuntos.  Esta é a primeira vez que a Cônsul visita o município de Itajaí e o porto.

“Os Estado Unidos da América já possuem uma forte relação com o Estado de Santa Catarina e agora com o novo consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, nós teremos muitas oportunidades para ampliar e fortalecer a relação entre os Estados Unidos e a região sul do Brasil. Para mim o Porto de Itajaí é um grande exemplo de potência econômica que está inserido no estado catarinense”, analisou a Cônsul.

Julia Harlan é diplomata de carreira dos Estados Unidos da América. Em junho de 2017, assumiu as funções de Cônsul Geral no Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS) e anteriormente, serviu no Departamento de Estado, em Washington (DC), como Assessora Sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, no escritório para Assuntos do Continente Americano. Julia Harlan também serviu nas embaixadas dos EUA na Cidade do México e Beijing, bem como no Consulado Geral em Xangai, China. Natural de Indiana, é bacharel em história pela Barnard College, possui mestrado em diplomacia pela Universidade de Indiana e Doutorado em direito pela Universidade de Wisconsin.

Antes de ingressar no serviço diplomático, trabalhou nas áreas de Direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps, na Letônia. É casada com um diplomata de carreira e tem dois filhos.

Durante a visita, o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, fez uma ampla apresentação destacando pontos cruciais do Complexo Portuário como: cenário atual de estatísticas quanto a movimentações e dados econômicos do Porto de Itajaí, importação de veículos da montadora General Motors (GM- Chevrolet), a  finalização da primeira etapa das obras da Bacia de Evolução, ações estruturantes, projeto de expansão portuária, nova sinalização náutica e perspectivas para receber grandes navios no complexo.

“ É muito importante a visita de diplomatas ao Porto de Itajaí e nossa cidade. Na visão da Cônsul, sempre há o favorecimento de mercado comercial e efetivamente existe uma demanda muito grande entre os Estados Unidos e Santa Catarina e com a mudança do consulado para o sul do Brasil, é importante o conhecimento da nossa região, de nossas atividades econômicas. Sempre haverá frutos dessa nova condição de parceria que poderemos formar em relação a investimentos de cunho tecnológico”, avalia Salles.

De acordo com o Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, historicamente quanto a movimentação de cargas, de comércio exterior, por muitos anos os Estados Unidos sempre foram um dos principais clientes em relação as cargas que são produzidas em Santa Catarina e que são destinadas, exportadas para a América do Norte.

“Aqui no Porto de Itajaí, os Estados Unidos sempre foram reconhecidos por serem bons parceiros comerciais quanto ao seguimento das exportações, e cada vez que recebemos a visita de autoridades que estão inseridas neste contexto, cuja participação de um cônsul é fundamental para a relação de negócios, é muito válido para nós. Certamente no futuro alguns frutos positivos serão concretizados. Prova disso já é uma realidade, pois estamos desde junho realizando no setor automotivo a movimentação de veículos da General Motors (GM), e tendo conhecimento da nossa infraestrutura portuária, sempre irá facilitar nas negociações futuras”, finaliza Héder.

Ao final das apresentações, a comitiva da Cônsul Julia Harlan fez uma visita ao prédio da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), e em seguida dirigiram-se à sede da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e logo mais segue destino a cidade de Blumenau, numa visita a Prefeitura.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS