segunda, 21 de janeiro de 2019
15/10/2018 - 17:27

Itajaí: Ação integrada marca início da semana de mobilização do Outubro Rosa

Atividade ocorreu no Centro Integrado de Saúde (CIS) nesta segunda-feira (15)

A semana de mobilização da Campanha Outubro Rosa começou nesta segunda-feira (15) com uma ação integrada para prevenção da saúde da mulher e da pessoa idosa, no Centro Integrado de Saúde (CIS). Organizada pela Secretaria de Saúde de Itajaí, a semana segue com atividades até sábado, quando ocorre o Dia D de prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero.

Durante toda tarde desta segunda, profissionais orientaram a população que passou pelo CIS sobre os benefícios da fitoterapia, saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cânceres de mama e do colo do útero, prevenção de quedas em idosos e violência contra mulher e contra o idoso. Também foram apresentados à comunidade os grupos de idosos do município, o programa Itajaí Ativo e esportes adaptados para a terceira idade, entre outros assuntos.

De terça a sexta-feira, as atividades continuam com palestras informativas e gratuitas para a comunidade sobre métodos contraceptivos, segurança alimentar e práticas integrativas e complementares na saúde da mulher. Além dos treinamentos, as equipes de saúde do município estão repassando orientações e realizando atividades educativas voltadas à campanha Outubro Rosa.

Dia D

O encerramento da semana ocorre no sábado (20) com o Dia D de prevenção. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de coletas de exame de rastreamento de colo do útero, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame das mamas, solicitação de mamografias, além de orientações em grupo nas salas de espera. O agendamento de consultas e coleta de exames para essa data deve ser feito previamente em cada unidade de saúde.

No sábado (20), as unidades de saúde também comemoram o Dia Nacional de Combate à Sífilis, reforçando a importância da realização dos testes rápidos para diagnóstico precoce da doença. Os pacientes poderão fazer a testagem e aconselhamento nas unidades, além de serem encaminhados para tratamento, em caso de resultado positivo.

Confira a programação completa e participe:

16 de outubro:
Palestra sobre Métodos Contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrante: ginecologista Juliana Ribeiro

17 de outubro:
Palestra sobre Segurança Alimentar
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: nutricionista Alessandra Monestel e representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA)

18 de outubro:
Palestra Motivacional
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrante: Andrea de Souza Arruda, presidente da ONG Amor Próprio

19 de outubro:
Palestra Práticas Integrativas e Complementares na Saúde da Mulher
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: Angélica Garcia Couto e Maria Denise Mesadri (Univali)

20 de outubro:
Dia D de prevenção
Local: unidades de saúde do município
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
As equipes de saúde do município irão realizar atividades educativas, abordando a temática do rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero, bem como fornecerão orientações sobre o assunto e vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Os profissionais também irão realizar coletas de exame preventivo do colo do útero, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias.
No CRESCEM, haverá o ?Circuito da Mulher? para realização do exame de rastreamento do colo do útero, com agendamento prévio; exercícios com fisioterapeuta para fortalecimento dos músculos da pelve e períneo; orientações sobre autoexame das mamas com médico mastologista Jorge Rebelo e solicitação do exame de mamografia e ultrassonografia de mama; testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C e sala de espera com orientações sobre câncer com as psicólogas da unidade.

Sexta, 18 de janeiro de 2019
Penha declara situação de emergência
Quinta, 17 de janeiro de 2019
BOMBINHAS TEM NOVO PORTAL DE TURISMO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros