sábado, 20 de abril de 2024
Geral
15/10/2018 | 17:27

Itajaí: Ação integrada marca início da semana de mobilização do Outubro Rosa

A semana de mobilização da Campanha Outubro Rosa começou nesta segunda-feira (15) com uma ação integrada para prevenção da saúde da mulher e da pessoa idosa, no Centro Integrado de Saúde (CIS). Organizada pela Secretaria de Saúde de Itajaí, a semana segue com atividades até sábado, quando ocorre o Dia D de prevenção contra os cânceres de mama e do colo do útero.

Durante toda tarde desta segunda, profissionais orientaram a população que passou pelo CIS sobre os benefícios da fitoterapia, saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cânceres de mama e do colo do útero, prevenção de quedas em idosos e violência contra mulher e contra o idoso. Também foram apresentados à comunidade os grupos de idosos do município, o programa Itajaí Ativo e esportes adaptados para a terceira idade, entre outros assuntos.

De terça a sexta-feira, as atividades continuam com palestras informativas e gratuitas para a comunidade sobre métodos contraceptivos, segurança alimentar e práticas integrativas e complementares na saúde da mulher. Além dos treinamentos, as equipes de saúde do município estão repassando orientações e realizando atividades educativas voltadas à campanha Outubro Rosa.

Dia D

O encerramento da semana ocorre no sábado (20) com o Dia D de prevenção. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para realização de coletas de exame de rastreamento de colo do útero, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame das mamas, solicitação de mamografias, além de orientações em grupo nas salas de espera. O agendamento de consultas e coleta de exames para essa data deve ser feito previamente em cada unidade de saúde.

No sábado (20), as unidades de saúde também comemoram o Dia Nacional de Combate à Sífilis, reforçando a importância da realização dos testes rápidos para diagnóstico precoce da doença. Os pacientes poderão fazer a testagem e aconselhamento nas unidades, além de serem encaminhados para tratamento, em caso de resultado positivo.

Confira a programação completa e participe:

16 de outubro:
Palestra sobre Métodos Contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrante: ginecologista Juliana Ribeiro

17 de outubro:
Palestra sobre Segurança Alimentar
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: nutricionista Alessandra Monestel e representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA)

18 de outubro:
Palestra Motivacional
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrante: Andrea de Souza Arruda, presidente da ONG Amor Próprio

19 de outubro:
Palestra Práticas Integrativas e Complementares na Saúde da Mulher
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: Angélica Garcia Couto e Maria Denise Mesadri (Univali)

20 de outubro:
Dia D de prevenção
Local: unidades de saúde do município
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
As equipes de saúde do município irão realizar atividades educativas, abordando a temática do rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero, bem como fornecerão orientações sobre o assunto e vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Os profissionais também irão realizar coletas de exame preventivo do colo do útero, exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias.
No CRESCEM, haverá o “Circuito da Mulher” para realização do exame de rastreamento do colo do útero, com agendamento prévio; exercícios com fisioterapeuta para fortalecimento dos músculos da pelve e períneo; orientações sobre autoexame das mamas com médico mastologista Jorge Rebelo e solicitação do exame de mamografia e ultrassonografia de mama; testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C e sala de espera com orientações sobre câncer com as psicólogas da unidade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS