quinta, 18 de abril de 2024
Geral
11/10/2018 | 15:53

Univali realiza pesquisa pioneira em áreas de cultivo de moluscos

Entre os dias 2 e 4 de outubro os professores do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Gilberto Manzoni, Jose Gustavo Natorf de Abreu, Kátia Naomi Kuroshima, participaram da campanha de coleta de dados no Parque Aquícola da Enseada do Itapocoroy, em Penha (SC), com a finalidade de verificar a contribuição dos cultivos de moluscos e peixes no balanço geral de gases do efeito estufa. Foram observadas as interfaces sedimento, água e atmosfera e realizada a análise dos resultados deste balanço de gases em relação às outras cadeias produtivas da agroindústria brasileira.

A campanha é pioneira em áreas de cultivo de moluscos no Brasil e é uma ação da Rede Nacional de Pesquisa de Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União, coordenada pela Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Secretaria Geral da Presidência da República (SEAP-PR), com o apoio técnico e científico da Embrapa-Meio Ambiente e conta com a coordenação em Santa Catarina do Prof. Manzoni do Centro Experimental de Maricultura da Univali, em Penha.

A atividade foi realizada em parceria com os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente, Marcelo Gomes, Paula Packer e Danilo Garofalo e Fabricio Flores da SEAP, e teve o apoio dos colaboradores Heluiz Renato, Ana Paula Stein e Maria Leticia. A próxima coleta está programada para fevereiro de 2019, com possibilidade de ampliação para outras áreas de cultivo de moluscos em Santa Catarina. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS