quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/09/2018 | 09:02

Aplicativo possibilita o envio de comunicados de vazamento de água ou esgoto em Camboriú

Os moradores de Camboriú poderão comunicar vazamentos de água ou esgoto em vias públicas por meio de um aplicativo de celular a partir do dia 2 de outubro. A plataforma foi criada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), com apoio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), para fiscalizar as perdas do sistema de saneamento. O serviço já está disponível e o lançamento oficial no município será realizado no gabinete do prefeito, às 10 horas.

“Atualmente, registramos uma perda de, em média, 30% a 40% do volume de água que sai da estação de tratamento e chega até as residências. Nossa intenção, além de qualificar o atendimento para os moradores, é diminuir a perda de volume produzido, os custos operacionais e, consequentemente, as tarifas”, declara o gerente de regulação da Aresc, Silvio César dos Santos Rosa.
 
O aplicativo está disponível para download gratuito tanto para usuários de Android como do sistema IOS. Ao acessar a plataforma, o morador só precisa cadastrar nome, contato telefônico e relatar o tipo de ocorrência (vazamento de água ou de esgoto) – o endereço é registrado automaticamente se o GPS estiver ligado. O último passo é o anexo de fotos do vazamento. Após o envio, a ocorrência é direcionada, por meio da Ouvidoria da Aresc, para a concessionária Águas de Camboriú. “O usuário recebe uma notificação pelo aplicativo assim que a equipe termina o serviço, o que qualifica o atendimento”, explica o gerente de regulação da Aresc.
 
“Como é uma ferramenta tecnológica, vamos conseguir alcançar um número maior de moradores. Vai ficar mais fácil registrar as ocorrências, uma vez que a maioria dos munícipes têm um celular nas mãos, e, assim, termos uma resposta rápida das ocorrências. Sabemos que a demanda aumenta no verão, que nossa capacidade de tratamento de água é limitada e que a escassez hídrica no Rio Camboriú é um risco sempre. Essa devolutiva da Aresc, após a audiência pública acerca do tema, promovida pela Prefeitura, vem para melhorar o cenário na cidade e reafirmar o trabalho fiscalizador do Poder Público”, compartilha a secretária de Saneamento Básico, Liara Rotta Padilha Schetinger.
 
O aplicativo da Aresc foi lançado em 2017, de forma piloto, apenas na grande Florianópolis. Atualmente, o serviço já é disponibilizado para Criciúma, Porto Belo e Içara. “Só na grande Florianópolis, o aplicativo recebe 900 notificações por mês. A recepção nos outros municípios não se iguala, mas esperamos que em Camboriú isso mude”, finaliza Silvio.
 
Foto: Divulgação/Aresc

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS