sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/09/2018 | 08:44

Itajaí: Codetran realiza atividades na Semana Nacional do Trânsito

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí realiza atividades alusivas ao Dia Nacional do Trânsito, comemorado nesta terça-feira (25). Desde a última terça-feira (18), órgãos de segurança do município e alunos da rede municipal de ensino participam das ações. Nesta segunda-feira (24), mais de 500 pessoas foram abordadas nas blitze educativas.

A Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran), juntamente com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, realizou hoje blitze educativas no Parque Ecológico Alfredo Weiss e no Posto da Policia Rodoviária Federal. Foram abordadas condutores, pedestres e ciclistas. A ação foi uma iniciativa do Corpo de Bombeiros por meio do projeto “Cidadão Consciente”.

Também participaram das atividades a Polícia Militar, o Instituto Geral de Perícias (IGP), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Rodoviária Federal. As blitze contaram com a participação dos alunos da Escola Básica Aníbal Cezar do bairro São Vicente e da Escola Básica Francisco Celso Mafra do bairro Itaipava.

Nas abordagens foram entregues materiais educativos sobre condutas preventivas no trânsito, como o transporte de crianças, direção e bebida alcoólica, o uso do celular ao volante, segurança na direção de motocicletas e incentivo a parceria dos condutores com os ciclistas e pedestres.

A Edutran também realizou uma blitz Educativa conjunta com o Fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú, na tarde do último sábado (21). Os dois órgãos realizaram abordagens na avenida Osvaldo Reis, divisa entre os municípios. Na ocasião foram distribuídos aos condutores panfletos sobre boa conduta no trânsito e abordados mais de 200 veículos.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado no dia 25 de setembro. A data foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, com o objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos no trânsito.

Durante todo o ano, a Edutran já trabalha com a conscientização no trânsito por meio de blitze, palestras em empresas e escolas, eventos sociais e oficiais do Município, além de parcerias com diversas instituições. Um dos seus principais programas é o “Motorista do Futuro”, voltado para educação no trânsito, realizado com as séries primárias das escolas públicas e privadas do município. A iniciativa já alcançou mais de mil crianças desde o seu início no mês de maio do ano passado.

“O nosso maior objetivo é trabalhar com a conscientização, pois acreditamos que com essas ações diminuiremos o número de acidentes. Fiscalização é importante, mas a educação é a única que pode mudar o nosso trânsito para melhor” destaca o Coordenador da Codetran, Robson Allan Costa.

A Codetran seguirá até sexta-feira (28), com a realização de palestras na rede de ensino público e privado em comemoração a Semana Nacional do Trânsito. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS