sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/09/2018 | 15:34

Servidores de Itajaí iniciam pesquisa sobre a saúde bucal da população

Dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí iniciaram neste mês um levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal da população. A pesquisa, realizada em parceria com a Univali, vai verificar os principais problemas odontológicos que afetam os moradores para o planejamento de ações de prevenção e promoção da saúde no município.

> Leia mais notícias sobre Saúde

“Com esse levantamento, a Secretaria de Saúde busca conhecer as condições de saúde da nossa população e suas necessidades. Assim poderemos avaliar, adequar e planejar as ações necessárias, de modo a garantir e restabelecer a saúde bucal das pessoas”, afirma a dentista responsável pela pesquisa, Mônica Cristina Lopes.

O Projeto Saúde Bucal Itajaí – 2018 iniciou os exames em alunos de escolas públicas e particulares para o diagnóstico da prevalência e severidade da cárie e da fluorose dentária (excesso de flúor no esmalte dos dentes). Nas escolas, a pesquisa está sendo feita com crianças de 05 e 12 anos e jovens de 15 a 19 anos.

O levantamento epidemiológico deve avaliar em torno de 1.500 crianças, distribuídas em todos os bairros da cidade. As equipes de profissionais que foram capacitados para realizar a pesquisa, já estão atuando em escolas dos bairros Cordeiros, São Vicente, Espinheiros e Imaruí.

Após essa fase, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos também participarão da pesquisa. Nessa faixa etária, os profissionais irão realizar exames para verificação da cárie dentária, perda dos dentes e a necessidade do uso de próteses. Nos adultos e idosos, a avaliação deve ser realizada em centros de convivência nos bairros.

“Para que consigamos realizar esse levantamento é imprescindível o apoio e a colaboração dos pais, autorizando seus filhos à realização dos exames de saúde bucal, e dos adultos, apresentando-se voluntariamente para serem examinados quando iniciarmos essa etapa da pesquisa”, comenta Mônica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS