sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/09/2018 | 10:40

Univali apresenta plano de manejo da APA Orla de Itajaí e do Parque Canto do Morcego

Nas próximas semanas, o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresenta a última etapa do plano de manejo de duas unidades de conservação em processo de criação na Orla de Itajaí (SC) -  a Área de Proteção Ambiental (APA) Orla de Itajaí e o Parque Natural Municipal Canto do Morcego, que será incluído na APA. Os encontros para socialização do instrumento de gestão ocorrerão em três bairros da cidade: dia 17 de setembro (segunda-feira) na Praia Brava, dia 18 (terça-feira) na Fazenda, e dia 26 (quarta-feira) em Cabeçudas. 

A APA consiste em uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, de domínio particular e público que tem como objetivo conservar a biodiversidade e disciplinar o uso e a ocupação do espaço. Já o Parque é uma categoria de proteção integral e de domínio público, cujo objetivo é a preservação de ecossistemas e da beleza cênica, possibilitando pesquisa, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Nos encontros serão socializados o zoneamento, as normas de uso e os programas da APA e do Parque. Em março deste ano também foi apresentado à comunidade o diagnóstico da área em questão que, após validado, deu continuidade ao plano de manejo por meio de diversas oficinas com um grupo de trabalho representado por diversas instituições que têm relação direta com a região em questão, resultando em um processo técnico-participativo.

O plano de manejo é um instrumento de gestão para que as duas unidades de conservação cumpram seus objetivos. Trata-se de uma experiência inovadora com o objetivo de harmonizar o interesse dos mais diversos atores que possuem influência direta e indireta no local. Como a APA integra parte dos bairros da Praia Brava, de Cabeçudas e da Fazenda, o conteúdo será exposto nos três bairros, para a comunidade ter mais de uma opção de local para participar. As reuniões serão todas abertas ao público.

Confira a programação com os horários e locais dos encontros:

- 17/09, às 19h - Praia Brava - Majestic Beach Club (Antigo Donatella)
Rua Julio Kumm, 20/esquina com Av. José Medeiros Vieira 

18/09, às 19h - Fazenda – E.B. Gaspar da Costa Moraes
Av. Osvaldo Reis, 54 - Fazenda 

26/09, às 19h - Cabeçudas – Local a definir 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS