quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/09/2018 | 09:35

Univali cria programa de atenção à saúde mental universitária

Frente às ocorrências de crises de ansiedade, pânico, surtos e tentativas de suicídio no ambiente estudantil, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) cria o Programa Acolher, de atenção à saúde mental universitária. Professores da Escola de Ciências da Saúde e áreas de apoio da Instituição discutem, desde o primeiro semestre, o protocolo que será utilizado na Instituição para garantir atendimento a situações como estas.

Neste momento a Universidade trabalha na divulgação da iniciativa e sensibilização da comunidade acadêmica. Em paralelo, inclui como pauta da formação de professores, em seu macroprograma "Trilhas Formativas", cursos focados nesta temática para munir os docentes com informações somadas ao protocolo, sobre o que fazer, a quem recorrer e como abordar pessoas que estejam passando por problemas de saúde mental. 

O Protocolo de Atenção à Saúde Mental Universitária da Univali deve ser lançado até outubro. A partir dele será possível classificar as situações de urgência e emergência. O documento ilustrará ainda o fluxo dos encaminhamentos, departamentos responsáveis e áreas que poderão ser acionadas, na Universidade. 

As diretrizes deste protocolo estão sendo debatidas, semanalmente, por um grupo dirigido pela professora Luciane Angela Nottar Nesello, diretora da Escola de Ciências da Saúde, formado por colaboradores das áreas de recursos humanos, comunicação, do Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU), da Clínica de Psicologia e por representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Como referência, o grupo utiliza modelos de protocolos desenvolvidos por universidades renomadas no Brasil e no exterior, com adaptações ao contexto da Univali. 

"Nos deparamos com situações diversas aqui, que de algum modo refletem um problema latente na contemporaneidade, mas que não pode ser ignorado, merece atenção, planejamento e ação. O Acolher, como o próprio nome diz, sensibilizará a todos para esta realidade e apontará direções para a prevenção e o acolhimento", explica a professora Luciane Gobbo Brandão, coordenadora do Programa Acolher.

O Programa Acolher nasce com objetivo de desenvolver estratégias de prevenção e promoção da saúde mental dos universitários. Findada a elaboração do protocolo, serão divulgadas as datas e locais dos encontros do programa, aberto à adesão de toda a comunidade acadêmica da Univali. Os casos que exigirem intervenção imediata podem ser direcionados ao Apoio Pedagógico da Escola de Ciências da Saúde, que fará a triagem prévia e encaminhará para os serviços disponíveis na Instituição e na região.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS