quinta, 18 de abril de 2024
Geral
04/09/2018 | 15:19

Itajaí imuniza mais de 12,4 mil crianças contra a poliomielite o sarampo

O Município de Itajaí superou os 100% de cobertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que encerrou na sexta-feira (31). Ao todo, foram aplicadas 12.483 doses da vacina contra a poliomielite (112,04%) e 12.721 doses contra o sarampo (114,17%). O resultado, que ficou acima da média nacional e de Santa Catarina, reflete o empenho das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), da Vigilância Epidemiológica de Itajaí e do Departamento de Atenção à Saúde na imunização das crianças menores de cinco anos.

Além da conscientização da comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a busca ativa e a identificação das crianças que deveriam ser vacinadas desde o início da campanha, imunizando-as, inclusive, nas casas e creches do município. Outra iniciativa importante foi a abertura das unidades de saúde em dois sábados para vacinar a população.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, comandou a campanha de vacinação, monitorando os índices de cobertura das unidades diariamente. Para ele, esse resultado é fruto da conscientização dos pais sobre a importância da vacinação e do trabalho intenso das equipes para conseguir localizar todas as crianças.

“Me sinto orgulhoso de toda a equipe da Secretaria de Saúde que esteve engajada nessa campanha. Não foi fácil vacinar as 11 mil crianças indicadas pelo Ministério da Saúde. Foi necessário empenho total da equipe e a adoção de estratégias diferentes das cidades menores para conseguir alcançar a meta e conscientizar os pais da importância da imunização para não permitir o retorno dessas doenças tão graves”, afirma o secretário Celso Luiz Dellagiustina.

Itajaí superou a meta de 11.142 crianças a serem vacinadas. O dado mostra o crescimento populacional da cidade, conforme previsão do IBGE, além de ser fruto do trabalho das equipes de ESF, identificando crianças que não estavam cadastradas em seus territórios. Crianças de outros municípios que foram imunizadas em Itajaí também entram nesse dado.

Com o fim da campanha, as vacinas contra a poliomielite e contra o sarampo permanecem no calendário de vacinação das unidades de saúde do município para imunizar a população, conforme a recomendação de faixa etária do Ministério da Saúde.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS