quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/08/2018 | 10:25

BC: Personagens reais participam da campanha do programa ABRAÇO à Vida

Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram tirar a própria vida. Destes, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, é possível evitar que esses pensamentos virem realidade, e para atuar nessa prevenção, a Prefeitura de Balneário Camboriú, lançará no próximo sábado (01), o ABRAÇO À VIDA - Programa Municipal de Apoio à Vida. A campanha, conta com cinco personagens reais. Pessoas, que em algum momento da vida e por razões bem diferentes, precisaram enfrentar a depressão e dar a volta por cima.

Uma delas é Júlia Hortmann Claunann, estudante de administração. A jovem de 21 anos passou por um momento difícil e precisou de ajuda e força para dar a volta por cima. “Acho que sempre anulei meus sentimentos, até que no fim de um relacionamento tudo veio à tona. Começou com um choro incessante, uma grande tristeza, daí busquei ajuda e consegui me recuperar”, disse Julia. Para ajudar jovens que também passam pela mesma situação, ela aderiu voluntariamente ao ABRAÇO À VIDA. “Achei a ideia da campanha incrível, queremos trazer os jovens para perto nesse momento difícil e ajudá-los a superar essa situação. Ter apoio da família e ajuda é fundamental”, completou.

O ABRAÇO À VIDA tem o objetivo de prestar apoio às pessoas que estejam passando por algum problema ou depressão, e como uma estratégia de valorização à vida, colocando-se como parceira no processo de superação e enfrentamento dessa condição. A campanha foi elaborada com auxílio de psicólogos, psiquiatras, Centro de Valorização à Vida (CVV) e também com auxílio dos personagens, sendo pessoas reais que relatavam suas histórias e preocupações. De acordo com o prefeito Fabrício Oliveira, o Município precisa fazer a sua parte, no apoio a essas pessoas. “Nós vivemos em uma cidade admirada por pessoas do país inteiro e trabalhamos para torná-la cada vez melhor. Para que cada vez mais, Balneário Camboriú seja exemplo, não só de belezas naturais e estrutura urbana, mas, também, de cuidado com as pessoas. E é esta a intenção do Abraço à Vida, o cuidado, a atenção no momento em que a pessoa mais precisa e que pode ser a única mão estendida que encontre”, destacou o prefeito Fabrício.

O lançamento, que ocorrerá no sábado, 1º de setembro, terá a Caminhada Pela Vida, com concentração a partir das 9h na Rua 2000, esquina com a Avenida Atlântica. A saída será às 9h30, em direção à Praça Almirante Tamandaré, onde ocorrerá o ato de lançamento oficial com apresentações musicais como o coral dos 60+, poesia, dança, intervenções sobre o tema e a participação especial do cantor Diogo Rosa, com a música “Vamos Lá”, que fala sobre superação. Diogo também é um dos personagens da campanha.4

Para a primeira-dama, Mozara Paris que é uma das apoiadoras do programa, a mobilização das entidades nessa campanha e ações do setembro amarelo é fundamental para dar certo. “Essa mobilização não será apenas do poder público, mas terá a parceria do CVV, de entidades, igrejas, imprensa e da sociedade em geral, para que de fato, essa mensagem de valorização à vida e o apoio que será oferecido às pessoas que estejam passando por um momento de vulnerabilidade, chegue aos que precisam”, comentou.

Sobre o Programa ABRAÇO À VIDA

O Programa Abraço À Vida fará parte da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e a equipe de atendimento que prestará apoio emocional e acompanhamento psicológico, será formada por oito pessoas, entre psicólogos e psicopedagogos. O programa atenderá em regime de plantão 24h pelo telefone (47) 99982-2322, que também funcionará pelo aplicativo Whatsapp. E, ainda, presencial no Espaço Família localizado na Rua Itália, 1059, Nações, das 13h às 19h ou no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), na Rua Bom Retiro, 1251, Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. De acordo com o CVV a média brasileira é de seis a sete mortes a cada 100 mil habitantes. Número bem abaixo da média mundial que é entre 13 e 14 mortes por 100 mil pessoas. Para o CVV, o que preocupa é que, enquanto a média mundial permanece estável, esse número tem crescido no Brasil e a maior porcentagem de suicídios é registrada entre jovens.

Durante o Setembro Amarelo, outras ações de mobilização que destaquem a importância sobre a prevenção ao suicídio serão realizadas em parceria com as entidades e poder Legislativo:

03/09 - Segunda-feira: Conversa aberta sobre depressão e suicídio - palestra “As dores do adolescente”.
Horário: 18h30
Local: Univali Campus Balneário Camboriú - Auditório I do Bloco 04

04/09 - Terça-feira: Tema Livre na Tribuna da Sessão na Câmara de Veradores - abordagem de especialista falando sobre causas e estudos sobre prevenção ao suicídio.
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores

25/09 - Terça-feira: 1° TEDxBalneárioCamboriúSalon 2018 - Quebrando o silêncio: SUICÍDIO.
Horário: 20h
Local: ArtHouse, Rua São Paulo, 581-1, Centro.
28/09 - Sexta-feira: Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores - debate sobre políticas públicas abordando a consciência, prevenção e tratamento voltado aos motivos do suicídio; (transmissão pela TV Câmara)
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS