quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/08/2018 | 16:37

Itajaí: Nova sede do Cemespi é inaugurada com mais de 30 salas de atendimento

A nova sede do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi) foi inaugurada na sexta-feira (17), no bairro São João. A cerimônia de abertura contou com demonstrações dos tratamentos realizados com os alunos, apresentações de dança e de coral e uma palestra. O novo espaço conta com mais de 30 salas de atendimento para acolher crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Durante a inauguração, o público pode acompanhar a palestra ministrada pela professora Edite Senen sobre o tema “Da adaptação a flexibilização curricular na educação inclusiva: Sujeitos e seus papéis nesse processo”. A solenidade também contou com apresentação do grupo de dança do Centro de Educação em Tempo Integral (Cedin) Dilzelena Márcia Teixeira e do coral da Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas. Localizado na rua José Pereira Liberato, o Cemespi é mantido pela Secretaria Municipal de Educação com 54 profissionais.

O Centro e acompanha 268 alunos da rede municipal de ensino de Itajaí no contraturno escolar com atendimento educacional e especializado, multiprofissional e auxílio no processo de inclusão das crianças e adolescentes.

“Conseguimos dobrar o espaço físico. Isso vai resultar em melhor atendimento para os alunos que precisam de atenção especial, com uma equipe multiprofissional altamente especializada”, ressalta a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

A equipe multiprofissional é composta por professores de educação especial, instrutores de libras, tradutores e intérpretes de libras, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e agentes de apoio em educação especial. Entre os serviços estão também parcerias com a Associação de Equoterapia (terapia com cavalos), Associação de Pequenos Doutores (terapia assistida com cães) e a Banda Filarmônica.

“Itajaí é a única cidade da região que dispõe de um centro especializado e é modelo para os municípios vizinhos que nos visitam para conhecer os serviços e o nosso funcionamento”, explica a diretora do Cemespi, Gabriela Fialho Probst.

Os atendimentos realizados contribuem com a diminuição das barreiras na aprendizagem acadêmica e auxiliar no processo de inclusão, por meio de atendimentos individuais e/ou multidisciplinares, ações educativas, formações, orientações e visitas as unidades escolares.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, destaca os relevantes serviços prestados pelo Cemespi. “O importante é melhorarmos cada vez mais o atendimento prestado às crianças, que acabam gerando uma qualidade de vida melhor para eles. É gratificante ver o trabalho que o Cemespi vem desenvolvendo”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS