sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/08/2018 | 18:19

Itajaí: Inauguração da nova sede do Cemespi será nesta sexta-feira

A nova sede do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi) será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (17), às 18h. No bairro São João, as novas instalações contam com dois andares, mais de 30 salas de atendimento, parque adaptado e plataforma elevatória. O novo endereço do Cemespi é rua José Pereira Liberato, 1398.

O Centro mantido pela Secretaria Municipal de Educação atende 268 alunos no contraturno escolar, da rede municipal de ensino de Itajaí. Oferece atendimento educacional e especializado, multiprofissional e auxílio no processo de inclusão das crianças e adolescentes.

“Os atendimentos realizados no Cemespi são voltados aos alunos que apresentam deficiências, altas habilidades/superdotação, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, transtornos globais de desenvolvimento, transtorno do espectro autista e transtornos específicos de aprendizagem”, explica a diretora Gabriela Fialho.

O Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí conta com 54 profissionais. Em uma equipe multiprofissional composta por professores em Educação Especial, Instrutores de Libras, Tradutores/Intérpretes de Libras, Psicopedagogos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistente Social e Agente de Apoio em Educação Especial. O serviço também conta com parcerias com Associação de Equoterapia (terapia com cavalos), Associação Pequenos Doutores (terapia assistida com cães) e a Banda Filarmônica.

“Itajaí é o único município da região, que dispõe de um centro especializado prestando esse tipo de atendimento, tornando-se um modelo para os municípios vizinhos, que realizam visitas, com o intuito de conhecer o serviço e seu funcionamento”, diz Gabriela Fialho.

Os atendimentos realizados têm o objetivo de contribuir com a diminuição das barreiras na aprendizagem acadêmica e auxiliar no processo de inclusão, por meio de atendimentos individuais e/ou multidisciplinares, ações educativas como palestras, formações e orientações e visitas as unidades escolares.

Projetos realizados no Cemespi

Psicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Professores de Educação Especial:

Bolinha de Sabão
Tem como objetivo promover jogos e brincadeiras adaptados para estimulação de habilidade de linguagem, desenvolvimento intelectual e psicomotor com alunos com idades entre quatro e seis anos.

Dó, ré, mi
As crianças são apresentadas aos instrumentos musicais de forma sistemática e sensorial, vivenciando o universo musical e estimuladas por seus múltiplos sons, timbres e formas.

Vivências na Alimentação
Acontece na primeira semana de cada mês, onde o lanche é servido 10 minutos mais cedo, propiciando que os atendimentos sejam finalizados neste espaço. Os alunos são acompanhados e orientados de acordo com as necessidades e especificidades, de modo a proporcionar autonomia e independência na alimentação.

Fonoaudiologia:

Boquinhas
O objetivo é possibilitar a criança a apropriação do sistema ortográfico através da compreensão e utilização do princípio alfabético da língua portuguesa e favorecer a organização do sistema fonológico da fala. Utiliza-se método das Boquinhas – Método multissensorial fonovisuoarticulatório.

Psicopedagogia:

Blocos Lógicos
Propiciar a construção da estrutura lógica, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a aprendizagem, fazendo uso de estratégias lúdicas e interativas.

Khan Academy
Visa a utilização da plataforma de ensino Khan Academy na internet, com os educandos que apresentam dificuldades significativas na matemática A plataforma oferece exercícios, vídeos de instrução e painel de aprendizado que habilita os estudantes a aprender em seu próprio ritmo através do aplicativo no computador.

Letras em Ação
Tem por objetivo estimular as habilidades metalinguística de consciência fonológica, sintática e semântica do educando com dificuldades específicas de leitura escrita utilizando atividades lúdicas.

Psicologia:

Ser em Cena
Tem como objetivo trabalhar aspectos emocionais e sociais, por meio de técnicas teatrais e expressões.

Arte Terapia
A intenção é propiciar através das ferramentas da arte, como forma de comunicação, permitindo expressar e transcrever sentimentos, facilitando a reflexão e mobilizando às mudanças necessárias no comportamento.

Desenvolvido pela Equipe de Fisioterapia:

Pequenos Doutores
Parceria entre a Fisioterapia e a Associação Pequenos Doutores, visando proporcionar os benefícios da interação homem-animal às ações desenvolvidas nesta área por meio de atividades, terapias e educação assistida por cães.

Conect
Treinar habilidades neuropsicomotoras como: motricidade ampla, equilíbrio, organização espacial e temporal, esquema corporal, interagindo com o sistema sensorial. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS