sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/08/2018 | 15:36

BC: Projeto Oficinas será reconhecido pela UNESCO

O Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) - Projeto Oficinas será reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma das escolas parceiras e associadas da organização. Isso significa que, além de possuir um Certificado Internacional de Escola Membro, o CEAC - Projeto Oficinas terá o direito de usar a logomarca do Programa de Escolas Associadas (PEA), poderá participar de concursos internacionais e receber materiais educativos da própria UNESCO.

"O reconhecimento da UNESCO ao trabalho realizado no CEAC é resultado do esforço de profissionais de educação e alunos que se dedicam a colocar qualidade e inovação nesta causa tão importante que é a causa do conhecimento. E que é o que buscamos diariamente nesta área e em outras áreas onde o Município atua. Estão de parabéns os envolvidos neste projeto vencedor, e, também, a nossa cidade, que mais uma vez é destaque, agora em nível mundial, por boas práticas e dedicação em um setor tão vital para a construção de futuro como é a Educação”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

A cerimônia de entrega do certificado com o selo da UNESCO ocorrerá em setembro em Salvador, Bahia. O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14. Um relatório de apresentação do CEAC e de todas as oficinas, com uma proposta de educação através das artes e esportes e projetos paralelos inovadores, foi enviado ao órgão em 2017. O projeto de Balneário Camboriú foi escolhido através de uma comissão que ocorreu na sede da UNESCO, em Paris.

A Oficina de Robótica entra em evidência ao ser um dos critérios avaliados pela UNESCO que fez com que o CEAC fosse agraciado pela certificação."Com o reconhecimento, a educação de Balneário Camboriú entra para um grupo seleto de instituições associadas à organização: apenas 230 escolas no mundo todo receberão a certificação", contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba. "Concorremos mundialmente e o nosso projeto foi selecionado. Estou feliz demais, trata-se de uma vitória muito significativa para a educação”, comentou a Orientadora Educacional do CEAC - Projeto Oficinas, Lídia Radke.

Outro projeto evidenciado pelo CEAC foi o de seguir o calendário da UNESCO, divulgando, celebrando e comemorando eventos em datas comemorativas ao longo do ano. Temas como os problemas mundiais e o papel do sistema das Nações Unidas, a educação do desenvolvimento sustentável e a paz e os direitos do homem foram trabalhados ao longo do ano pelas oficinas, o que estimulou o pensamento reflexivo, interesse pelo meio ambiente e comportamento pacífico entre as crianças e adolescentes.

 

"Sempre foi um orgulho dirigir o CEAC Projeto Oficinas, e agora, com esse reconhecimento, acredito que haverá um impulso maior para os nossos alunos e professores. Isso é bom demais", disse a gestora, Márcia Sartori. 

O CEAC Projeto Oficinas conta com 27 oficinas dos mais diversos tipos, somando 1800 matrículas e 2971 atendimentos,  tanto da Rede Municipal, quanto de outras instituições de ensino estaduais e privadas. 

Sobre a UNESCO

A UNESCO é um organismo da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi fundado em 16 de Novembro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, para promover a paz entre os povos através da educação, cultura, ciência e comunicações. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS