sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/08/2018 | 09:39

Almirante da Marinha do Brasil conhece futuro Projeto de implantação do Museu do Porto

Na sexta-feira, 10, membros da Superintendência do Porto de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, estiveram acompanhados com o Diretor de Museus da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Profº Jules Marcelo Rosa Soto, para recepcionarem uma comitiva de militares da Marinha do Brasil. O encontro aconteceu na sede da Inspetoria e contou ainda com a presença do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O encontro ocorreu com o propósito de apresentar aos militares, os avanços que o município de Itajaí terá nos próximos anos em termos de infraestrutura e revitalização geral do centro e demais bairros da cidade. Destaque no encontro para a apresentação do futuro projeto do Museu do Porto, a ser implantado nas dependências internas da sede da Inspetoria, e que terá a participação direta da Superintendência do Porto de Itajaí, Prefeitura Municipal, Univali e Marinha do Brasil.

Entre os membros da Marinha do Brasil, destaque pela presença dos militares, Almirante de Esquadra - Paulo Cezar de Quadros Küster (Comandante de Operações Navais), Vice Almirante - José Renato de Oliveira (Comandante do 5º Distrito Naval SC/RS), Capitão de Mar e Guerra -Emerson Gaio Roberto (Capitão dos Portos de Santa Catarina), Capitão de Mar e Guerra -Alexandre Lopes Vianna de Souza (Chefe de Gabinete do Comando de Operações Navais), Capitão de Fragata – Thales da Silva Barroso Alves (Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí), Capitão de Corveta – Gustavo Henrique Schneider Arueira (Ajudante de Ordens do Comando de Operações Navais), e o Capitão Tenente – Moisés Mendes Ferreira (Assistente do Comando do 5º Distrito Naval SC/RS).

A Inspetoria, mais conhecido por ter sido a antiga sede do prédio da Fiscalização do Porto de Itajaí e é tombada como patrimônio histórico, foi edificada em 1930 e na época serviu de escritório e também depósito dos materiais que haviam sido utilizados nas obras de ampliação projetadas para o Porto de Itajaí. Com o passar dos anos, mais precisamente no ano de 1967, os departamentos de fiscalização passaram para um novo local, sendo construído um novo prédio da Administração do Porto situado na rua Coronel Eugênio Muller.

Sua construção em estilo e elementos neoclássicos, tem em sua estrutura e composição, edificada em tijolos e coberta por telhas do tipo francesa, destacando ainda as características do renascimento florentino.

Em junho de 2015, a Prefeitura de Itajaí, juntamente com a Superintendência do Porto de Itajaí, entregou para a comunidade as obras de restauração e reinauguração da sede do antigo prédio da fiscalização do Porto de Itajaí. As obras de restauro levaram um ano para serem concluídas e suas instalações foram divididas em duas fases, sendo: ligação de água e energia, reforço de escoras, reconstrução e afastamento de tapumes e estabilidade da obra. A segunda fase, durante execução, iniciou pela demolição de elementos espúrios adicionados ao prédio, ou seja, a demolição de elementos não tombados.

Orçada em R$ 700 mil, a obra passou antes pelo conhecimento e aprovação do Projeto pelo Conselho Municipal de Patrimônio, autorização da Fundação Catarinense de Cultura e emissão de alvará pela Prefeitura de Itajaí. Por um período pós sua reinauguração, o prédio passou a sediar as reuniões do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

O município de Itajaí está passando por uma transformação positiva no que se refere as etapas de mobilidade, saneamento e reurbanização dos bairros. Com a visita à Itajaí em março deste ano, por parte dos membros da Missão Internacional do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), investimentos financeiros na ordem de US$ 62 milhões, serão repassados para diversas obras a serem contempladas, e que posteriormente, o município de Itajaí pagará por parcelas dentro de um cronograma socioeconômico estipulado em até 20 anos.

Com a aprovação de empréstimo financeiro internacional através do Fonplata, a cidade poderá se tornar uma das cidades com maior desenvolvimento sustentável e modernidade do Estado de Santa Catarina e até do país.

Para isso, foi apresentado aos membros da Marinha, uma explanação de como ficará a cidade nos próximos anos. A Secretaria de Urbanismo de Itajaí destacou importantes modificações e implantações que vão desde ciclovias, praças, pontes, reurbanizações e binários com prolongamento de novas vias, implantação de Museus da Pesca e Naval (Marinha), planejamento e expansão de vias no entorno do Complexo Portuário de Itajaí, novos projetos turísticos, edificações comerciais em pontos estratégicos da margem direita da Beira Rio (Baia Afonso Wippel até o Porto de Itajaí), revitalização do Mercado Público e imediações vizinhas, novo Píer de atracações para transatlânticos, revitalização do Centreventos e área central da cidade, ampliação de rede hoteleira, entre outras mudanças significativas.

Para o conhecimento dos militares da Marinha, o Superintende do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles fez uma breve apresentação das atividades do Complexo Portuário de Itajaí, desenvolvidas em um ano e meio desta gestão e destacou importantes ações estruturantes como, a etapa da primeira fase das obras da Bacia de Evolução concluída para setembro, entrega do berço 4 programado para dezembro deste ano, relatório de estatísticas do primeiro semestre, avanço nos trabalhos de dragagem, estudos de nova sinalização náutica, plano de expansão portuária, entre outros tópicos. Em sua apresentação, destaque para a participação da Univali e da Marinha em participar do processo de implantação do Museu do Porto, “Este é um pleito antigo de uma ocupação real deste prédio que a Superintendência do Porto de Itajaí reinaugurou em 2015, como Inspetoria e que agora se trata de um empreendimento que está inserido junto ao Projeto Borda D’Água (construção de Museu do Porto e Praça), que inicia próximo ao Centro Comercial Portuário (CCP), e se estende até aqui na Inspetoria, cuja parceria teremos com a Prefeitura, Univali, Secretaria de Turismo e Marinha”, destacou Salles.

A Marinha do Brasil apoia em todo o território nacional a divulgação de suas atividades marítimas, e em Itajaí não é diferente a participação e integração com comunidade e órgãos que administram o município. Futuramente com um museu totalmente voltado para suas especialidades navais, seu reconhecimento ficará mais acessível à população, “Achei o projeto maravilhoso! Muito bem elaborado e certamente dará um avanço e uma integração muito grande entre o Porto e a cidade, as atividades marítimas como um todo, terá reflexos para o futuro e acima de tudo terá o apoio da Marinha do Brasil através da Delegacia da Capitania dos Portos aqui de Itajaí”, afirmou o Almirante de Esquadra e Comandante de Operações Navais, Paulo Cezar de Quadros Küster.

Com a perspectiva de que este projeto venha a se tornar realidade, Itajaí ficará mais ainda conhecida no âmbito das atividades do porto, setor pesqueiro e importância da Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha), “Nós ficamos muito orgulhosos mais uma vez em receber a visita da comitiva da Marinha e principalmente do Almirante Paulo Cezar, e assim com o apoio da Univali, através do Professor Jules em possivelmente implantar na cidade os museus do Porto, Pesca e Naval. Itajaí pode tornar-se em Santa Catarina e até no Brasil, uma referência quanto ao resgate da cultura e história de nossa cidade, e ainda será uma grande referência para a educação de nossos estudantes e escolas”, destacou Volnei.

No ponto de vista do curador e diretor de museus, professor Jules, muitas cidades onde a atividade portuária está inserida, apresentam aspecto de marginalização no entorno do porto, e em Itajaí, essa característica não está presente, “Todos os projetos que envolvem estruturas de Museus, é pensando nos munícipes. Temos o aval e apoio do Reitor da Univali, pois sabe-se que hoje Itajaí realmente comporta muitos espaços culturais e agora temos que trabalhar nesse sentido.Todas as instituições estão entrando neste projeto, sem fins lucrativos, pensando no que Itajaí poderá ser no futuro. Isso sem falar no acervo que a população terá à disposição para conhecer ou até mesmo fazer doações, pois o itajaiense valoriza suas raízes e ao contrário de outros portos, aqui em Itajaí, pelo fato de estar localizado junto a área central da cidade, existe uma mescla urbanística”, acrescentou o Diretor de Museus da Univali, Professor Jules Rosa Soto.

Ao término da reunião, a comitiva de militares da Marinha foi convidada pelo Prefeito Volnei Morastoni e Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, a conhecerem de perto os locais que estão no entorno do prédio da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí e demais áreas do centro da cidade.

Luciano Sens

Assessor de Comunicação Social


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS