sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/08/2018 | 09:33

BC: CRAS São Judas Tadeu inicia pré-conferência dos direitos da Criança e do Adolescente

Começou nesta terça-feira (14), o ciclo de pré-conferências dos direitos da Criança e do Adolescente. O primeiro encontro foi no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro São Judas. Ao todo, 16 moradores da região, entre adolescentes e adultos, participaram da conversa para levantamento das propostas que serão levadas para a Conferência Municipal, em setembro.

O encontro foi mediado por servidores do CRAS e pelo presidente em exercício do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Wilson Reginatto Júnior, que representa a instituição Amor Pra Down. Vilson explica que esses encontros antecipados são realizados para ouvir a comunidade e levar propostas para serem discutidas na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. “Incentivamos as famílias e os jovens a participarem dessa importante discussão. Vamos elaborar propostas que podem ir também para as conferências estaduais e nacionais, até virarem lei para que beneficiem a todos”, disse ele.

Na pré-conferência foram apresentados os cinco eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, que tem como tema principal, Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Os eixos são: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os eixos foram apresentados com perguntas bases que foram utilizadas para a discussão e levantamento de propostas. Entre as principais pautas pedidas pelos moradores estava maior participação das crianças nas discussões de melhoria no respeito as diferenças e um acréscimo na interação dos professores com os pais.

Nesta quarta-feira (15) serão realizados os encontros no CRAS São Judas as 9h30 e no CRAS do Bairro das Nações às 9h30 e 15h. No Bairro dos Municípios será realizado no dia 23 às 14h e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social também no Bairro das Nações será realizado nos dias 28 às 10h e no dia 29 às 15h. Toda a comunidade é convidada a participar e levar sugestões.

As escolas da rede municipal de ensino também realizarão as pré-conferências do dia 20 ao dia 27 deste mês. Onde os alunos também poderão opinar sobre propostas para serem levadas à Conferência.

A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nos dias 27 e 28 de setembro na UNIVALI de Balneário Camboriú.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS