quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/08/2018 | 17:41

BC: CAIC participa de projeto que coleta óleo de cozinha em troca de sementes

O CAIC Ayrton Senna da Silva, de Balneário Camboriú, está participando do “Projeto Coletando Óleo na Escola e Indo Através dos Muros”, que trabalha noções de sustentabilidade com os alunos ao coletarem óleo já utilizado de casa e levarem à escola. Em troca, o doador recebe sementes de hortaliças vindas do Programa Horta Familiar, do Governo do Estado.

Dentro do CAIC o projeto é realizado pelo ComVida, outro projeto que aborda a sustentabilidade e a qualidade de vida na escola, onde as crianças cuidam do paisagismo, limpeza e da horta escolar. Um dos trabalhos do ComVida são as duas caixas coletoras de água da chuva utilizadas para limpeza da escola e regar o jardim e horta.

Sementes de beterraba, cenoura, feijão de corda, repolho, pepino, alface, rúcula, abobrinha, salsa, rabanete e diversos tipos de temperos são distribuídas a quem doa. “O objetivo da coleta de óleo de cozinha é conscientizar a comunidade escolar sobre os danos que o lançamento indevido do material pode acarretar ao meio ambiente”, diz a gestora do CAIC, Elisabete de Almeida Souza. 

O óleo fica dentro de um tambor com capacidade para 100 litros, que quando cheio, é encaminhado para a empresa Ambiental Santos, que fabrica materiais como sabão em pasta e detergente líquido e os devolve ao CAIC. Desde o início do projeto, em abril, mais de 500 litros de óleo foram arrecadados. Toda a comunidade pode trocar o óleo por sementes, sendo necessário apenas se encaminhar ao CAIC (Rua Angelina, s/nº – Bairro dos Municípios) com o óleo dentro de garrafas pet.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS