quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Univali
10/08/2018 | 16:13

Aluno do CAU é destaque nacional na modalidade Bicycle Motocross

O aluno do Colégio de Aplicação da Univali, Campus Itajaí, Davi Henrique Gibim Sodré, 15 anos, é uma das grandes revelações nacionais na modalidade Bicycle Motocross (BMX), na categoria Amador. O atleta bolsista, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, treina desde os dez anos de idade e no próximo sábado, dia 11 de agosto, viaja rumo à Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde passará por um treino intensivo focado nas Olimpíadas, para melhorar sua habilidade e performance com a bike, e disputará competições internas realizadas no camping de treinamento.

 

O BMX é uma modalidade de esporte com bicicleta que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e caracteriza-se pela velocidade e grande explosão física do atleta, fator decisivo para uma boa performance no esporte. A modalidade vem conquistando jovens adeptos que se veem motivados pelas manobras radicais, saltos e pela adrenalina oriunda da técnica e habilidade de equilíbrio em cima da bike.

Natural de Londrina (PR), Davi Sodré não poupa tempo e nem energia na dedicação aos treinos. Ele conta que desde o ano passado, quando chegou em Itajaí (SC), vai à rampa da Beira Rio praticamente todos os dias para treinar. O desafio é conciliar os estudos com a rotina de atleta. O segredo dele é o planejamento: "Mesmo quando não tenho provas, aproveito para dar uma olhada geral no conteúdo, para não acumular e comprometer o meu desempenho tanto nos estudos quanto na bike", afirma.

 

Para ele, estar em sala de aula e participar de atividades no Colégio contribuem para o seu desenvolvimento e, principalmente, para manter o equilíbrio psicológico e emocional. "Sou tímido e as atividades aqui me ajudam bastante, para me expressar, ser mais solto", revela. Sodré demonstra saber o que quer, almeja conquistar a categoria profissional, porém mesmo tendo a velocidade como sua aliada, prefere ter "os pés no chão" quando o assunto é futuro: "Somos em dois brasileiros disputando o Amador. Por isso, preciso aproveitar as oportunidades que se abrirão, mas ainda não tenho condições de partir para o Profissional e viver do esporte", afirma.   

O aluno diz que o espírito aventureiro é legado de família. Quando era pequeno acompanhava o pai Aldo Sodré no motocross e, na época, ganhou uma bicicleta e começou a pedalar. Este ano, o adolescente passou a integrar a Associação Brasileira de BMX Freexstyle, representando o Brasil e conta com o apoio da Univali, Vans do Brasil e Hunnon.

De forma tranquila, mas segura e certeira, ele responde ao questionamento sobre o que o motiva a seguir: "Quero chegar ao topo".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS