quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/08/2018 | 10:07

Demolição marca mais um passo para novo sistema viário de Itajaí

O Município de Itajaí deu mais um passo para a criação do novo sistema viário da cidade. Na manhã desta quarta-feira (08), dois imóveis foram demolidos na rua Juvenal Garcia e um na rua José Joaquim dos Santos, no Centro. No local será desenvolvido o projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo para o prolongamento da rua Umbelino de Brito, que ligará a rua Brusque à avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul).

Para esta ligação à avenida Abrahão João Francisco, já foram desapropriados oito imóveis dos 14 atingidos, que estão em processo avançado de negociação, para este trecho prolongamento do sistema viário. Ao todo, 60 imóveis serão desapropriados para as mudanças em toda a área central. Os recursos para indenização são do município e a execução do projeto de reurbanização será por meio do financiamento internacional.

Com este novo eixo de deslocamentos na cidade, o cidadão terá mais oportunidades para acessar outras ruas e evitar congestionamentos com a fluidez do trânsito. Para o corpo técnico da prefeitura, este foi mais um passo para criar o novo acesso à Contorno Sul.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a proposta é melhorar a mobilidade urbana no Centro para depois avançar para os bairros. “Esses prolongamentos viários são necessários para implantarmos os binários”, destaca o diretor de projetos, Rafael Albuquerque.

A equipe técnica da Secretaria de Urbanismo destaca que, para as demolições, estão sendo respeitados os trâmites e o tempo para que cada família realize a desocupação. 

Projetos do sistema viário


As demolições iniciaram em novembro do ano passado. Os primeiros imóveis foram os localizados entre as ruas Coronel José Eugênio Müller, Alberto Werner e a Travessa André Barbi, que irá contemplar um binário na Vila Operária. Já em maio deste ano, foi realizado a primeira demolição na rua Jorge Matos no trecho que ligará a Rua Brusque à avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul. Nesta quarta-feira, mais três imóveis foram demolidos para continuar o processo de ligação de vias.

As propostas de Itajaí no financiamento internacional preveem a realização de uma série de obras de infraestrutura em um investimento de R$ 200 milhões, entre elas 17 obras de mobilidade urbana com a construção de binários, ciclovias, requalificação de calçadas, reurbanização viária e construção de pontes; construção de três praças; quatro obras de macrodrenagem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS