sexta, 19 de abril de 2024
Geral
07/08/2018 | 13:27

Itajaí: Assistência Social promove iniciativa inédita de preparação ao mercado de trabalho

Levantar as principais dificuldades profissionais das pessoas de baixa renda, capacitá-las e guiá-las ao mercado de trabalho. Estes são os principais objetivos do Programa Acessuas Trabalho, que iniciou nesta segunda (06) com os usuários do Centro de Referência de Assistência Social do Imaruí. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social de Itajaí.

O programa busca proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social o acesso a informações sobre trabalho. Diversas ações serão promovidas ao longo do ano para garantir a integração com o mercado de trabalho. Os encontros gratuitos ocorrerão três vezes por semana. São duas turmas de capacitação: uma de adultos, que se reúne no CRAS Imaruí, e outra com adolescentes, que se encontra no Instituto Grupo Poly.

“Muitas famílias vivenciam situações de vulnerabilidade devido à ausência ou insuficiência de renda em razão da perda do emprego, da dificuldade de inserção no mercado de trabalho, preconceitos e outros fatores. Por conta disso desenvolvemos esta iniciativa”, explica a coordenadora do Acessuas Trabalho, Iolanda Correia Cabral.

Durante o primeiro encontro, foi feito um levantamento das principais necessidades de cada participante. Como a maior parte manifestou o desejo de voltar a estudar, amanhã (08) será realizada uma palestra com a supervisora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professora Fabiane de Souza Pereira.

“Levantaremos as dificuldades de cada um e buscaremos aperfeiçoá-las através de oficinas, para que nossos usuários possam entrar no mercado de trabalho”, completou a coordenadora.

O programa se desenvolverá por meio de quatro eixos:
1 – Identificação e Sensibilização (Concluído).
Identificar os usuários do Cras Imaruí que estavam em um momento propício para participar das atividades do programa e acessar o mundo do trabalho.

2 – Desenvolvimento de Habilidades e orientação para o mundo do trabalho (Em andamento)
Oficinas - Espaços de reflexão, conscientização e discussão sobre temas do Mundo do trabalho e/ou a ele relacionados. Nesses espaços, os participantes devem ter acesso a informações sobre oportunidades presentes no território e momentos que possibilitem o reconhecimento de suas potencialidades, despertando o interesse em participar ativamente desse mundo.

3 – Encaminhamentos para Oportunidades
Momento em que o usuário tem acesso a oportunidades no mundo do trabalho mapeadas no território. Os encaminhamentos para cursos profissionalizantes e demais oportunidades no mundo do trabalho podem ocorrer a qualquer momento quando identificado pela equipe usuário apto para ação.

4 – Monitoramento
Acompanhar o ingresso do usuário no Acessuas trabalho.
O CRAS Imaruí está localizado na rua Albino Gugelmim, 91, Barra do Rio. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS