sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/08/2018 | 10:12

Egressa e acadêmicos são destaque no Concurso de Ideias Agisa Todeschini

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Camila de Melo Paganelli, é a vencedora do Concurso de Ideias Agisa Todeschini, realizado pela regional Paraná da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR). Além dela, um grupo de acadêmicos vinculado ao Núcleo de Concursos de Projetos (NCPro) da Universidade conquistou o terceiro lugar no prêmio nacional, que possui engajamento social.

Voltado a profissionais da área de arquitetura e urbanismo, o concurso selecionou os melhores projetos para um espaço pedagógico para crianças, que integrará o Lar Infantil Sol Amigo, de Curitiba (PR). A proposta previa o uso de um contêiner da marca Agisa e de móveis planejados da Todeschini. A comissão julgadora avaliou, no dia 28 de julho, 15 propostas inscritas e divulgou, no site da Associação, os premiados.

Camila desenvolveu o projeto vencedor junto do arquiteto Vicenzo Balistieri Perciavalle. Ciente de que atualmente as crianças do Lar Infantil Sol Amigo não possuem um espaço apropriado para atividades pedagógicas e visando um método de ensino adequado à contemporaneidade, a dupla propôs o conceito do método Montessori, focado nas funções física, social, emocional e cognitiva. Para isso, eles adotaram como diretrizes do projeto características representadas pela autoeducação, a educação cósmica, a educação como ciência e o ambiente preparado.

Já o projeto do grupo do NCPro teve como responsável o arquiteto e professor Eduardo Baptista Lopes, com participação dos acadêmicos Artur Guilherme Bernardoni e Mariah Vieira Mafra. Eles ficaram em terceiro lugar no concurso nacional e desenvolveram projeto baseado em parâmetros de qualidade para espaços de ensino, propostos pela arquiteta Doris Kowaltowski, que oportunizam e alavancam os processos de aprendizagem. As soluções apresentadas buscam a integração entre crianças e formadores, fortalecendo características de cooperação e amizade. O conjunto final cria um espaço agradável, lúdico e de livre apropriação por parte das crianças, o que ajuda a despertar o sentimento de liberdade e pertencimento, importantes para a formação e intelectual dos usuários.

O NCPro

O NCPro tem como objetivo apresentar e motivar alunos a participararem de concursos de projetos arquitetônicos, foi idealizado e está sob responsabilidade dos professores Eduardo Baptista Lopes e Carlos Alberto Barbosa de Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali. É uma área nova, vinculada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, mas que em apenas quatro anos de existência já recebeu oito prêmios nacionais. O núcleo permite o aprendizado amplo do acadêmico, pois envolve variadas áreas de conhecimento, como: arquitetura, urbanismo, paisagismo, conforto, estrutura, sustentabilidade e tecnologia da construção.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS