sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/08/2018 | 09:45

Itajaí: Servidores recebem treinamento sobre a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

Mais de 70 profissionais de saúde do município receberam treinamento, nesta quarta-feira (1º), sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que inicia na próxima segunda-feira (6). O objetivo do evento, promovido pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí, foi orientar os vacinadores sobre o funcionamento da campanha, quais as vacinas utilizadas, o esquema vacinal contra cada doença e a importância de garantir uma cobertura vacinal de 95% na cidade.

A campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, pretende vacinar todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos do município, independente da situação vacinal. Em 2017, Itajaí atingiu 91,38% de cobertura vacinal contra a poliomielite e 93,67% de cobertura contra o sarampo. Neste ano, até fevereiro, em torno de 40% do público-alvo das duas vacinas já haviam feito as doses necessárias.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, participou da abertura do treinamento. Ele relatou sua experiência no atendimento de crianças com sequelas da poliomielite e reforçou a importância do trabalho das unidades de saúde para atingir a meta de 11.142 crianças vacinadas até o fim do mês de agosto.

“Nos últimos anos temos vivido um período de ‘desvacinação’. Os pais estão deixando de imunizar seus filhos, seja por conta das fakes news que aparecem na internet ou por outros motivos. Precisamos nos dedicar para reverter essa situação e barrar o retorno de doenças que já haviam sido erradicadas no Brasil, como a poliomielite e o sarampo. Para isso, vamos contar com o apoio de todos vocês”, destacou Dellagiustina.

O secretário também reforçou que a cidade trabalhará com a busca ativa das crianças que precisam se vacinar, ou seja, as unidades de saúde irão entrar em contato com aquelas que não comparecerem aos postos. Além disso, haverá um acompanhamento semanal dos índices de vacinação da campanha para que sejam programadas outras ações, caso necessário.

Dia D de mobilização

Os pais que não puderem levar seus filhos para vacinar durante a semana terão uma oportunidade no sábado, dia 18 de agosto, quando ocorre o Dia D de mobilização da campanha. Nesta data, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para imunizar as crianças. Para fazer a vacina basta apresentar a carteira de vacinas da criança ou um documento de identificação.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS