sábado, 20 de abril de 2024
Geral
01/08/2018 | 16:42

BC: II Mamaço abriu programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno

A praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz, ficou repleta de mamães e bebês nesta quarta-feira (01). O local foi palco do II Mamaço, organizado pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, que abriu a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Rachel Simões Vieira participou das duas edições do Mamaço. No ano passado, sua filha Maria Júlia tinha apenas 11 meses. Hoje, um ano depois, ela continua mamando e esbanjando saúde.

“Eu estou aqui novamente porque acho muito importante essa iniciativa, tem que divulgar mesmo a amamentação. Acho importante esse vínculo mãe e bebê, que é pra sempre, e só se fortalece nessa interação. Maria Júlia tá aí, nunca adoeceu, tá forte e isso me faz feliz. Se eu tiver um outro bebê vai ser do mesmo jeito”, contou a psicóloga Rachel.

Maira Cristina de Oliveira é mãe do Joaquim de cinco meses. Segundo ela, no começo ele demorou um pouco para aprender a mamar, mas nada que atrapalhasse a amamentação. Moradora do Bairro da Barra, durante todo o pré-natal ela participou dos grupos de gestantes, o que ajudou em diversas situações. “Além de dicas de amamentação, aprendemos sobre nutrição, sobre os tipos de parto, foi muito importante”, disse. “Essa ação aqui, estimulando as mães a amamentarem deveria acontecer mais vezes”, completou.

Durante o II Mamaço, que visa dar apoio e incentivo ao aleitamento materno, as mães puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas em uma roda de conversa com orientações técnicas de boa amamentação, participar de dança circular, auriculoterapia e realizar a shantala (massagem relaxante) em seus bebês. Também foi realizada exposição fotográfica “Primeiro Olhar”, que exibe os diferentes lados de um parto, mostrando literalmente o primeiro olhar da mãe para o bebê e vice-versa. Com 12 fotografias de autoria das fotógrafas Ellen Mendes e Marina Dias, a exposição faz parte do Grupo Ver Nascer, que realiza registros de partos humanizados.

As atividades do Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno seguem durante todo o mês, conhecido como “Agosto Dourado”. “Nosso objetivo é apoiar, acolher e divulgar a importância da amamentação e os benefícios que tem tanto para a mãe quanto para o bebê. Então a Atenção Básica fará ações nas Unidades de Saúde, o NAM além do projeto 'De peito Aberto', que realiza encontro quinzenais com as mães, a partir de agora vamos ter a 'Hora do Peito' onde de segunda a sexta-feira das 11h às 13h, terá um profissional capacitado para atender as mães que estão com alguma dificuldade em amamentar”, disse a coordenadora do NAM, Jeruza Martini. O Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) fica na Rua México, ao lado do nº 875 - Bairro das Nações.

O Hospital Municipal Ruth Cardoso também terá programação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Até o dia 16 de agosto haverá palestras, rodas de conversa e pinturas corporais de gestantes. “A gente vem fortalecendo as políticas de assistência ao parto e ao nascimento e também de aleitamento materno. Neste mês estamos com um cronograma com bastante atividades envolvendo colaboradores, público interno, as mães internadas e suas famílias, e também convidamos algumas puérperas que tiveram bebê com a gente para dar seu relato. Vamos ter oficinas onde a gente ensina o posicionamento da amamentação, mitos e verdades, pintura de barriga, vai ser bem legal”, contou a coordenadora da Maternidade e Centro Obstétrico do HMRC, Tatiana Jesus de Assis.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS