sexta, 19 de abril de 2024
Geral
31/07/2018 | 10:19

Município lança campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos

Para intensificar os cuidados com a saúde da criança, o Município de Itajaí dá início à campanha “Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos”. A ação, a partir de amanhã (1º), contará com uma série de atividades durante todo mês de agosto nas unidades de saúde e no Centreventos. A campanha é uma promoção da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A abertura do Agosto Itajaiense será na quarta-feira junto com o início da Semana Mundial da Amamentação, que neste ano tem como tema “Amamentação é a Base da Vida”. De 1º a 7 de agosto, as unidades de saúde de Itajaí estarão engajadas na ação, que visa reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos - sendo que o leite materno deve ser o alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

O estímulo à amamentação também contribui para redução da mortalidade infantil e de casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade em crianças. Para reforçar as orientações sobre o assunto, está previsto um seminário sobre amamentação aberto à comunidade no dia 10, a partir das 13h30, no Centreventos. Além disso, as unidades de saúde trabalharão o assunto em rodas de conversa, grupos de gestantes e vão promover a Hora do Mamaço no dia 30 de agosto, às 16h.

O município ainda vai intensificar o agendamento de consultas de puericultura para crianças nas unidades e oferecer capacitações para profissionais de saúde sobre o acompanhamento e crescimento da criança e emergências pediátricas.

Confira a programação da campanha Agosto Itajaiense:

01/08 - Abertura da campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos e início das ações da Semana Mundial da Amamentação

06 a 17/08 - Grupos de gestantes das unidades básicas de saúde vão trabalhar temas relacionados à amamentação; haverá rodas de conversas nas salas de espera das unidades sobre a saúde da criança; e a intensificação do agendamento de consultas de puericultura.

10/08 - Seminário sobre amamentação aberto à comunidade. No encontro, gestantes e mães poderão esclarecer dúvidas sobre amamentação e trocar experiências.
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30

23/08 - Treinamento ‘Acompanhamento e crescimento da criança: A importância da puericultura’ para profissionais de saúde
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30

30/08 - Hora do Mamaço com realização de atividades educativas para mulheres que estão amamentando
Local: Unidades de Saúde do município, às 16h

31/08 - Treinamento ‘Risco e vulnerabilidade da criança em situação de emergência (Emergências Pediátricas)’ para profissionais de saúde
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS