quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/07/2018 | 09:57

ITAJAZZ Grandes Encontros homenageia os 50 anos de música de Arnou De Melo

Na sua 23ª edição, o ITAJAZZ presta homenagem a um dos seus idealizadores, o músico Arnou De Melo. A Mostra de Jazz e Música Popular e Instrumental Brasileira acontece de 7 a 10 de agosto, a partir das 21 horas, no Centro de Cultura Popular - Mercado Público de Itajaí, com dois shows por noite, seguidos de jam session. A Entrada Solidária é um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.

Primeiro evento do gênero em Itajaí e um dos primeiro de Santa Catarina, o Itajazz promove Grandes Encontros. A Banda Itajazz, que fará os shows de abertura da Mostra, preparou um repertório especial para as quatro noites. “Sob a direção musical do Arnou, selecionamos temas que marcaram a trajetória do evento e composições do homenageado. A cada noite um novo repertório num grande encontro de música e amizade”, relata Peninha, coordenador do Itajazz.

Entre os convidados, o jovem e premiado acordeonista Rafael Petry, acompanhado de Arnou De Melo (contrabaixo), Ozeias Rodrigues (guitarra) e Jean Boca (percuteria), apresenta, na terça (07), uma mostra do que estará em seu primeiro disco - “Fole Brasileiro”. Na quarta (08), o guitarrista, compositor e produtor musical Ozeias Rodrigues irá apresentar com Mario Jr (bateria) e Duda Cordeiro (contrabaixo), temas autorais e clássicos do jazz. O Grupo Metal Brasil, com Fidel Piñero (Trompete); Ney Platt (Sax Alto); Felipe Moritz (Sax Tenor/Flauta); Marco Aurélio Martins (Trombone); Cassio Moura (Guitarra); Tiê Pereira (Baixo); e Rodrigo Paiva (Bateria) vem, na quinta (09), de música instrumental brasileira. O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e o jovem violonista, guitarrista e compositor, Cainã Cavalcante, trazem temas compostos para cordas, na sexta (10)

Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura da tradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

Nosso homenageado, Arnou De Melo, é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT - Musicians Institute de Los Angeles. É proprietário do Porta Voz Estúdio; Diretor Musical do Itajazz; Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí; e Coordenador do Festival de Música de Itajaí. Referência da música instrumental catarinense, Arnou De Melo completa 50 anos de carreira em 2018.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

Não haverá cobrança de ingresso, mas estamos solicitando, como entrada, a doação de um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ - grupo de solidariedade às pessoas em situação de rua em Itajaí.

ITAJAZZ – A ORIGEM

No início dos anos 90 um grupo de amigos, que já vivia profissionalmente de música, foi para os Estados Unidos aprofundar seus conhecimentos musicais e tocar em casas de shows de New York, Las Vegas e Los Angeles. Apaixonados pelo jazz, quando voltaram ao Brasil deram início a um movimento que gerou o ITAJAZZ e foi precursor do Festival de Música de Itajaí.

Em 1992 os músicos Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Renato Rangel, Peninha e Louise Lucena, reuniam-se em casa para fazer releituras da Música Popular Brasileira e standards de Jazz. Depois de um ano tocando entre eles, decidiram procurar um lugar para mostrar o trabalho ao público. Tinha início em 1993 as quartas de Jazz no Célio´s Club. Em 1996, o projeto se consolidou como ITAJAZZ e passou a promover encontros com grandes nomes da Música Brasileira como Toninho Horta; Arismar do Espírito Santo; Beto Lopes; Renato Borghetti, Guinha Ramires; Bebe Kramer; Jorginho do Trompete; Ana Paula da Silva; Luiz Meira; Dr. Cipó; Sandro Haick; João Pedro Teixeira e Sergio Coelho; Lily Blumerants; Leo Garcia; Mario Conde; e Daniel D'Alcantara.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS