quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/07/2018 | 18:01

Fórum Municipal de Cultura será neste domingo

As políticas públicas para a cultura estarão em discussão no IV Fórum Municipal de Cultura, que ocorrerá neste domingo (29), das 14h às 18h, no Teatro Municipal Bruno Nitz. O evento, que faz parte da programação de 54 anos de Balneário Camboriú, terá apresentações artísticas, palestras e eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Às 14h15, haverá palestra sobre as políticas públicas para a área, com Lia Ferreira. Pós-doutora pela Escuela Nacional de Antropología e Historia de México, doutora em Ciências da Comunicação e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Cultural Latino-Americana pela Universidade de São Paulo, Lia lançará o livro "Políticas Públicas para a Cultura: Teoria e Prática” no Fórum.

Também palestrarão o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, e o ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Rodolfo Pinto da Luz. Eles falarão sobre a relação gestão pública e conselhos de cultura.

“Quando as políticas de governo se alinham com as políticas de Estado, tal como o previsto no Sistema Nacional de Cultura, as ações são mais efetivas, econômicas e geram impacto social positivo que poderá ser sentido por toda a população”, comenta o presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, George Varela, que é o atual presidente do CMPC.

 

Conselheiros serão eleitos no evento

A eleição para composição não governamental do CMPC está prevista para as 16h. Serão eleitos representantes (titulares e suplentes) das câmaras setoriais nas áreas culturais de Música, Teatro, Dança, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Populares e Circo, Artesanato, Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Fotografia.

Estão disputando 24 candidatos. Os concorrentes e suas propostas podem ser conhecidos neste link https://goo.gl/umHCxh . Os eleitos atuarão na construção das políticas públicas para a cultura no biênio 2018-2020. Poderão votar 111 eleitores, que se inscreveram para participar do processo. Quem não se cadastrou e quiser acompanhar a eleição, poderá se inscrever na hora, porém, não terá direito a voto. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

O CMPC contribuiu na elaboração da legislação da área, como a Lei do Sistema Municipal de Política Cultural, Lei do Fundo Municipal de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Plano Municipal de Cultura e de editais de fomento à cultura.

De acordo com diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural, Bia Mattar, a realização do Fórum cumpre a lei 3796, de 2015, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú.

“A Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Política Cultural promovem o Fórum Municipal de Cultura cumprindo com suas obrigações legais para efetivar as políticas públicas, amplamente discutida pelos canais de comunicação com a sociedade civil de maneira transparente, democrática e legal”, diz Bia.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA

Domingo (29)

- 13h30: credenciamento
Apresentação artística da câmara setorial de música com Rafael Salvador
- 13h55: Hino de Balneário Camboriú com Brenda Gavioli Filho e Sofia Gavioli Filho (alunas das aulas de canto do Projeto Oficinas)
- 14h: leitura do regimento do Fórum
- 14h15: Palestra de abertura com Lia Ferreira - “ Políticas públicas para a cultura: teoria e prática”
- 15h15: palestra com os convidados Marcondes Marchetti (Conselho Estadual de Cultura) e Rodolfo Pinto da Luz
- 16h: início das votações para o Conselho Municipal de Política Cultural
Apresentação artística da câmara setorial de dança e audiovisual
- 17h: apuração dos votos 
- 17h30: anúncio do resultado e plenária final
- 18h: palavras dos atuais conselheiros do CMPC e do presidente da Fundação Cultural, George Varela
- Hall de entrada: Exposição da câmara setorial de fotografia


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS