quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/07/2018 | 09:00

BC: Cerca de 400 pessoas acompanharam a inauguração da 4ª Avenida

Uma obra que privilegia as pessoas. Assim pode ser definido o novo trecho do Binário Sul – prolongamento da 4ª Avenida, inaugurado nesta quinta-feira (19) durante as comemorações dos 54 anos de Balneário Camboriú. Cerca de 400 pessoas, dentre moradores e autoridades acompanharam a entrega da obra, bastante aguardada pela população.

“É uma obra diferente, que privilegia quem gosta de andar de bicicleta, quem gosta de cultura porque temos aqui pinturas e teremos um painel de poesias, pra quem gosta de arte tem obras de arte na avenida, pra quem gosta de trazer as crianças para brincar temos um parque e áreas de lazer, quem gosta de animais temos o primeiro parque para cães, uma academia ao ar livre, ciclovia para quem anda de bicicleta, é toda iluminada em led, enfim, tem até espaço para carros”, brincou o prefeito Fabrício Oliveira, demonstrando os diferenciais da 4ª Avenida. “Ela será muito importante para a mobilidade urbana da cidade, porque tem esse olhar diferenciado que dá condições aos pedestres e ciclistas de circularem com segurança, e também dá maior agilidade aos veículos”, finalizou o prefeito.

Gael tem apenas um ano e sete meses, mas já conhece bem todos os diferenciais da 4ª Avenida. Todos os dias ele era levado pela mãe para passear pelo local, porque ficava encantado com a movimentação de operários e máquinas. O pequeno acompanhou de perto as obras e agora vai poder aproveitar todos os espaços. “Todos os dias a gente trazia ele aqui, porque ele gostou dos caminhões, dos tratores. Ele brincava com o pessoal da obra também, todo mundo já conhecia ele”, contou a mãe Elaine Ribeiro de Souza. “Pra gente vai ser muito bom porque vai ter o parquinho ali perto de casa, o pessoal lá de casa também vai fazer uma ginástica na academia ali da esquina”, falou Elaine.

Eugênia Teresinha Ribeiro, moradora da Rua 2950, também aprovou a obra. “Eu achei muito boa, bonita, favorece bastante a gente que mora aqui nessa região. Até o trânsito ficou bom, não vamos mais precisar dar uma volta lá na 3ª Avenida para chegar em casa”, disse a moradora. “Nota mil, dez é pouco!” elogiou a moradora da Rua 2850, Loiva Santos.

O Binário Sul tem um novo conceito de urbanidade. Neste trecho de 544 metros de extensão, que vai Rua 2650 até a Rua 3020, foram feitas obras de drenagem, construção de três pistas para veículos, ciclovia, calçadas adaptadas, criados mais de dois mil m² de área verde que receberam uma academia ao ar livre, um parque infantil e um parque para cães - o primeiro da cidade. Algumas paredes de áreas de lazer ganharam pinturas e grafites, através de patrocínio de empresas privadas. Já a equipe da marcenaria municipal foi a responsável pela confecção de um ponto de ônibus.

Todas as obras de acabamento, pintura, jardinagem e pavimentação foram executadas pela Secretaria de Obras. A equipe responsável pelos trabalhos foi homenageada durante a cerimônia de inauguração. “Convidamos todos os responsáveis pelas equipes para que subissem ao palco, pois eles trabalharam de forma incansável para que tudo tivesse pronto. Uma das novidades no paisagismo da 4ª Avenida é que as espécies colocadas aqui não precisam ser trocadas em até um ano e meio, porque são plantas com durabilidade maior”, contou o secretário de Obras João Miguel (Tatá). “Também quero agradecer o empenho e a dedicação do engenheiro Edson Kratz, que hoje à tarde ainda estava aqui, com os funcionários trabalhando para que tudo estivesse pronto”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

O Parque para Cães, que tem acesso pelas ruas 2870 e 2950, contará com bancos, cancha de areia, slalom (barras para treino em zigue-zague), salto simples e salto com pneu. O local terá porta de acesso dupla para evitar fuga dos cachorros.

O trecho recebeu iluminação com a tecnologia LED e fiação subterrânea. Foram instalados 20 postes, cada um com três luminárias de LED. Duas das luminárias são de 300 watts e voltadas para a via, e a outra, que tem 200 watts e fica em uma altura mais baixa, é projetada para calçada. Além de proporcionar ao olho humano uma percepção maior de claridade, essa tecnologia LED gera economia, pois as lâmpadas consomem até 75% menos energia que as de vapor metálico. Elas também têm uma vida útil maior, de cerca 50 mil horas, contra 12 mil horas das tradicionais.

A obra que prolonga a 4ª Avenida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana – Binário Sul, aguardado há anos pela população. No ano passado, o Município retomou o projeto e realizou as demolições de seis imóveis residenciais, um hotel (parcial) e a limpeza de 20 terrenos para a implantação do prolongamento da 4ª Avenida. O trabalho realizado em 2017 possibilitou que a execução da obra, iniciasse em 2018.

RUA DO LAZER

Na sexta-feira (20), das 10h às 15h, a 4ª Avenida se transformará numa Rua de Lazer. O trecho entre as ruas 2650 e 3020, onde serão inauguradas as obras do Binário Sul, vai ficar interditado para diversas atividades de cultura e lazer. Vai ter cama elástica, escorregador gigante, Feira da Viva Bicho com doação de animais, Bandas Escolares, apresentações culturais, pista de bicicleta, exposições da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cão Terapia, Pernas de pau e distribuição de produtos fitoterápicos produzidos no laboratório do Parque Raimundo Gonçalez Malta.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Com a conclusão do prolongamento da 4ª Avenida, algumas ruas terão sentido alterado a partir de quinta-feira (19).

- Rua 3030: trânsito da 4ª Avenida sentido Marginal Leste;
- Ruas 3020 e 2970: trânsito da Marginal Leste em direção à 3ª Avenida;
- Ruas 2650, 2700 e 2870: trânsito da Marginal sentido à 4ª Avenida;
- Ruas 2850 e 2950: trânsito da 4ª Avenida sentido Marginal Leste.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS