sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/07/2018 | 09:54

BC: Obras da 4ª Avenida serão inauguradas nesta quinta-feira

Uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Balneário Camboriú, o Binário Sul - prolongamento da 4ª Avenida, será inaugurada nesta quinta-feira (19), às 17h. A cerimônia de entrega, que faz parte da programação dos 54 anos da cidade, ocorrerá na esquina com a Rua 2650. Na sexta-feira (20), dia do aniversário do município, o trânsito ficará interditado para a Rua do Lazer. Além disso, as ruas transversais à 4ª Avenida, neste trecho, terão o sentido modificado. (Veja as mudanças no fim do texto).

“O trecho da 4ª Avenida, que vai da Rua 2650 até a Rua 3020, está transformado. A obra que vai melhorar a mobilidade urbana da cidade, tem um novo conceito de urbanidade, ou seja, privilegia as pessoas. Por isso, foram criados 11 espaços de lazer, arborizados, com bancos, espaços lúdicos para as crianças, parque infantil e até o primeiro parque para cães da cidade. Também conta com calçadas adaptadas e ciclovia, além de três pistas para circulação dos veículos”, contou o prefeito Fabrício Oliveira.

Alguns detalhes de acabamento da obra ainda estão sendo feitos. Nesta terça-feira (17), grafiteiros dividiam espaço com operários. A missão deles era humanizar as áreas de lazer. Maurício Loureiro, natural do Guarujá, é o responsável pela pintura no espaço infantil, onde colocou muito do verde e animais. “É muito gratificante andar pelas ruas e ver meu trabalho, principalmente porque eu amo o que eu faço", disse. O artista, morou por 15 anos em Balneário Camboriú, e tem várias obras espalhadas pela cidade.

O artista plástico Diego José, que assina como Diante, também foi responsável pela pintura de um espaço, que pretende trazer lembranças da família e turismo, principalmente retratando os pontos turísticos de Balneário Camboriú. “É muito gratificante, principalmente por ver o grafite ganhando espaço. É algo que lutamos muito e ver nosso trabalho reconhecido não tem preço", disse. Os trabalhos dos artistas foram acompanhados pela Fundação Cultural.

O Binário Sul tem um novo conceito de urbanidade. Neste trecho de 544 metros de extensão, que vai Rua 2650 até a Rua 3020, foram feitas obras de drenagem, construção de três pistas para veículos, ciclovia, criados mais de 2 mil m² de área verde que receberam uma academia ao ar livre, um parque infantil e um parque para cães - o primeiro da cidade.

O Parque para Cães, que terá acesso pelas ruas 2870 e 2950, contará com bancos, cancha de areia, slalom (barras para treino em zigue-zague), salto simples e salto com pneu. O local terá porta de acesso dupla para evitar fuga dos cachorros.

O trecho recebeu iluminação com a tecnologia LED e fiação subterrânea. Foram instalados 20 postes, cada um com três luminárias de LED. Duas das luminárias são de 300 watts e voltadas para a via, e a outra, que tem 200 watts e fica em uma altura mais baixa, é projetada para calçada. Além de proporcionar ao olho humano uma percepção maior de claridade, essa tecnologia LED gera economia, pois as lâmpadas consomem até 75% menos energia que as de vapor metálico. Elas também têm uma vida útil maior, de cerca 50 mil horas, contra 12 mil horas das tradicionais.

A obra que prolonga a 4ª Avenida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana – Binário Sul, aguardado há anos pela população. No ano passado, o Município retomou o projeto e realizou as demolições de seis imóveis residenciais, um hotel (parcial) e a limpeza de 20 terrenos para a implantação do prolongamento da 4ª Avenida. O trabalho realizado em 2017 possibilitou que a execução da obra, iniciasse em 2018.

RUA DO LAZER

Na sexta-feira (20), das 10h às 15h, a 4ª Avenida se transformará numa Rua de Lazer. O trecho entre as ruas 2650 e 3020, onde serão inauguradas as obras do Binário Sul, vai ficar interditado para diversas atividades de cultura e lazer. Vai ter cama elástica, escorregador gigante, Feira da Viva Bicho com doação de animais, Bandas Escolares, apresentações culturais, pista de bicicleta, exposições da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cão Terapia, Pernas de pau e distribuição de produtos fitoterápicos produzidos no laboratório do Parque Raimundo Gonçalez Malta.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Com a conclusão do prolongamento da 4ª Avenida, algumas ruas terão sentido alterado a partir de quinta-feira (19).

- Rua 3030: trânsito da 4ª Avenida sentido Marginal Leste;
- Ruas 3020 e 2970: trânsito da Marginal Leste em direção à 3ª Avenida;
- Ruas 2650, 2700 e 2870: trânsito da Marginal sentido à 4ª Avenida;
- Ruas 2850 e 2950: trânsito da 4ª Avenida sentido Marginal Leste.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS