quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/07/2018 | 09:31

Balneário Camboriú: Obras do Binário Sul serão inauguradas na quinta-feira

As obras do Binário Sul – prolongamento da 4ª Avenida, estão em fase de acabamento. Responsável por essa etapa, a Secretaria de Obras trabalha, em forma de mutirão, fazendo praças e canteiros, pintando muros, postes e equipamentos públicos. O novo trecho, com 544 metros de extensão, vai da Rua 2650 até a Rua 3020. A obra será inaugurada nesta quinta-feira (19), às 17h, integrando a programação dos 54 anos de Balneário Camboriú. Na sexta-feira (20), dia do aniversário da cidade, o novo trecho ficará fechado para diversas atividades de cultura e lazer.

O Binário Sul tem um novo conceito de urbanidade, priorizando as pessoas. Focado nisso, além das melhorias na mobilidade urbana com a construção três pistas de rolamento, estacionamento, ciclovia protegida por jardim, calçadas em paver com acessibilidade e novailuminação em led; por todo trecho estão sendo criados mais de 2 mil m² de área verde que recebem 11 praças com bancos, lixeiras e jardins. Nesse espaço também estão sendo instalados uma academia ao ar livre; um paraciclo; um parque infantil médio, com espaços para brincadeiras, e um parque para cães – o primeiro da cidade.

“A obra da 4ª Avenida é aguardada por muito tempo pela população. Além do prolongamento da via, o local ganhou áreas de lazer, arborização, ciclovia, nova iluminação, pavimentação de qualidade. É um espaço onde pedestres e ciclistas têm prioridade, mas que também trará reflexos positivos no trânsito, garantindo mais fluidez”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

Os serviços nesta semana estão ainda mais intensificados. Após a instalação da academia ao ar livre e a conclusão do parque para cães, que já está todo gramado, com calçadas drenantes, cancha de areia e bebedouro para os bichos; e a conclusão do parquinho infantil com espaço lúdico no entorno, onde foram pintadas no chão brincadeiras como amarelinha e jogo da velha; a parte operacional da Secretaria de Obras foca na instalação do abrigo de ônibus, o primeiro de uma série que serão instalados em Balneário Camboriú. Sua estrutura é toda em madeira de lei (Itaúba) e o teto montado com chapas de policarbonato, que apoiará duas trepadeiras, dando vida ao local. No interior, bancos de concretos.

Saiba Mais

A obra que prolonga a 4ª Avenida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana – Binário Sul, aguardado há anos pela população. No ano passado, o Município retomou o projeto e realizou as demolições de seis imóveis residenciais, um hotel (parcial) e a limpeza de 20 terrenos para a implantação do prolongamento da 4ª Avenida.

Todo recurso para a execução desta obra e dos entornos são provenientes da Operação Urbana Consociada 2 (OUC-2), relativo aos adicionais construtivos cobrados da construção civil e tem a destinação específica dos recursos para estas obras já determinadas em lei.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

O Fundo Municipal de Trânsito definiu após estudos, novos sentidos das vias entre a 3ª Avenida e a Marginal Leste.

A Rua 3030 ficou com o sentido definido da 4ª Avenida para a Marginal Leste. As ruas 3020 e 2970, ficarão com o trânsito sentido Marginal Leste em direção à 3ª Avenida. Nas ruas 2650, 2700 e 2870 o trânsito será da Marginal em direção à 4ª Avenida. As ruas 2850 e 2950 ficarão da 4ª Avenida sentido Marginal Leste.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS