sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/07/2018 | 10:02

Univali sedia Seminário Nacional de Terapia Assistida por Cães

A terapia assistida por cães vem apresentando resultados significativos na reabilitação de pessoas, em diversos países. No Brasil, a atividade ganha amplitude e será o tema principal de um Seminário Nacional que ocorre entre os dias 20 e 22 de julho, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, onde desde 2013 esta terapia já se aplica com pacientes das áreas de neurologia e ortopedia.

 

O 1º Seminário Nacional de Terapia Assistida por Cães é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com a Univali por meio do curso de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde. O objetivo do evento é dar visibilidade, capacitar e instrumentalizar profissionais da saúde, bombeiros militares e condutores de animais co-terapeutas, neste tipo de intervenção, com foco nos avanços técnicos e assistenciais.

Os assuntos em discussão nas palestras e mesas redondas pautarão desde a infectologia canina até o embasamento científico, o histórico e as bases desta intervenção. Vivências da terapia assistida por animais nas clínicas de Fonoaudiologia e Fisioterapia da Univali também serão compartilhadas, além de uma palestra relacionada a uma experiência real intitulada "Do quintal a UTI".

A professora Maria Paula Mellito da Silveira, responsável pela Terapia Assistida por Animais (TAA) da Univali, falará sobre o processo de seleção e o perfil do comportamento canino para a intervenção assistida por animais. Ao final do seminário haverá uma mesa redonda com debate sobre as perspectivas destas intervenções no cenário nacional.

As atividades do evento serão realizadas no auditório 1 do bloco F4 do Campus Itajaí, e a entrada ocorrerá mediante a doação de um quilo de ração para cães. A programação completa, o currículo dos ministrantes e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Saúde e Educação Física.

Os pequenos doutores da Univali

A Univali e a Associação Pequenos Doutores realizam, desde 2013, a TAA em pacientes da neurologia e da ortopedia (que passaram por amputação). As atividades terapêuticas começaram com dois cães auxiliares. O trabalho ganhou amplitude, tornou-se um projeto de extensão em 2015 e hoje conta com oito cachorros que atuam em atendimentos semanais nas clínicas de Fisioterapia e Fonoaudiologia e no Centro de Reabilitação Intelectual e Física (CER II) da Univali e do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi), além das visitas mensais ao Asilo Dom Bosco, de Itajaí. Os cães pertencem a voluntários da associação, entre eles, funcionários e alunos da Universidade.

Mais informações:(47) 3341-7743, na coordenação do curso de Fisioterapia da Univali | (47) 99967-9862, com a professora Maria Paula Mellito da Silveira, responsável pela TAA da Univali | (47) 99958-3199, com o Soldado Thiago Amorim, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS