sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/07/2018 | 11:16

Política: Indefinições para o pleito de 2018

Faltando praticamente um mês para o prazo limite para as convenções partidárias, surgem dezenas de nomes da região para disputar os legislativos estadual e federal, além das mais inesperadas e improváveis alianças. Praticamente todos os partidos têm nomes de pré-candidatos a deputados estaduais e, mais uma vez, Itajaí corre o risco de, devido à pulverização, em mais um pleito ficar sem representação.
 
:: Prováveis nomes
Em meio a muitos nomes que surgem diariamente, a probabilidade maior de continuidade nas candidaturas em Itajaí é para Thiago Morastoni (MDB), Níkolas Reis (PSB), Anna Carolina Martins (PSDB) e Maurílio Moraes (Solidariedade). No entanto, muitos outros pré-candidatos se aprontam para as disputas. São eles: Fernando Pegorini (PP), Pâmela Fonseca (PT), Otto Quintino (PRB), Eduardo (Kimassa) Ilto Gomes (PRP), Rafael Desidério (Democratas) e Marcelo Werner (PC do B). Já o PDT, partido do vice-prefeito Marcelo Sodré, apoia em Itajaí a pré-candidatura de Thiago Morastoni (MDB). 
No entanto, com a aproximação das convenções partidárias, de 20 de julho a 05 de agosto, muitos devem abrir mão das pré-candidaturas e comporem com outros partidos.
 
 
:: Dobradinhas
Em um mês muita água ainda vai rolar, mas alguns apoios surgem como certos no meio do processo eleitoral. Caso Maurílio Moraes abra mão de sua candidatura, o partido deve fechar apoio ao nome de Níkolas Reis e o PSB, por sua vez, apoiar a candidatura de Osvaldo Mafra (Solidariedade) ao Congresso. Inclusive, Mafra será o único candidato a federal no Estado. Já o PDT de Itajaí tende a fechar apoio a Manoel Dias para a Câmara dos Deputados, em detrimento da atual prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha. 
O PP, por sua vez, vê também a possibilidade de apoiar Níkolas Reis (PSB), caso não seja confirmada candidatura própria, no caso, Fernando Pegorini. 
 
 
:: Divisões
Com todos esses nomes e possíveis alianças em torno das candidaturas ao Legislativo estadual, muitos rachas podem ocorrer, em nível regional. O pré-candidato Níkolas Reis (PSB), por exemplo, tem apoio de parte do seu partido também em Balneário Camboriú. Já a ala ligada ao prefeito Fabricio Oliveira (PSB) apoia a pré-candidatura do atual viceprefeito Carlos Humberto (PR). 
Também poderão ocorrer divisões nos partidos de apoio ao atual prefeito Volnei Morastoni (PMDB), em torno da candidatura de seu filho Thiago, atualmente vereador em Itajaí, devido as alianças que estão sendo costuradas.
 
 
:: Mulheres à frente
O PT é o partido onde as conversações estão mais definidas em Itajaí e a aposta é nas mulheres. A publicitária Pâmela Fonseca, pré-candidata ao legislativo estadual do partido, está praticamente definida e, para federal, o apoio é para a atual deputada estadual Ana Paula Lima. Ao Senado o pré-candidato do PT é o ex-desembargador Lédio Rosa e, ao governo, o deputado federal Décio Lima.  

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS