quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/06/2018 | 09:28

Itajaí Sailing Team entra forte nas disputas pelo Catarinense de Vela

O Itajaí Sailing Team (IST) ingressa forte no Campeonato Catarinense de Oceano 2018 e busca o tetracampeonato. Para repetir o feito dos três últimos anos a equipe navega com novo jogo de velas, novo sistema de navegação, além de contar com o reforço do velejador André “Bochecha” Fonseca, que tem no currículo participações em três Olimpíadas e três Volvo Ocean Race.

Bochecha, que estava na Europa disputando a segunda das cinco etapas do Circuito Internacional da Classe TP 52, chegou a Santa Catarina na terça-feira, 26, e já se integrou a equipe, da qual já foi treinador. A TP 52 é uma das mais importantes da vela hoje, considerada a “Fórmula 1” de regata barla-sota.

Bochecha também integrou o time embaixador da vela de Itajaí na 66ª edição da Regata Santos-Rio e na 47ª edição do Circuito Rio, no ano de 2016. “Pra mim é uma honra poder conciliar meu calendário com o do Itajaí Sailing Team e tentar passar um pouco da minha experiência para essa tripulação, como treinador e também competindo junto”, diz Bochecha.

O velejador destaca a evolução da equipe. “O IST aprendeu muito e está aí, preparando o barco sempre da melhor maneira possível para competir em pé de igualdade com todas as equipes do Brasil. Inclusive, o time itajaiense é hoje um nome na vela brasileira, uma equipe já conhecida, e tenho muito orgulho de poder fazer parte dela quando posso.”

As regatas lineares estão programadas para o sábado, 30 de junho, e domingo, 1º de julho, em Jurerê, Florianópolis. Serão válidas como quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano e primeira do Campeonato Catarinense de Oceano, além de representar três das etapas do Circuito Catarinense.

Abertas às classes ORC, IRC, C30, RGS, RGS Cruzeiro, Bico de Proa, e HPE 25, as competições ocorrem no formato barla-sota e têm previsão de três regatas para o final de semana, sendo duas no sábado e uma no domingo. A particularidade é que essa é a única etapa da Copa Veleiros de Oceano que acontece em dois dias de disputas.

Forte concorrente

“Com os recentes investimentos em tecnologia, mais a larga experiência de Bochecha, o Itajaí Sailing Team tem plenas condições de garantir excelentes colocações nas primeiras disputas do Catarinense de Vela”, diz o comandante do Itajaí Sailing Team, Marcelo Gusmão Reitz.

O manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos, vê as regatas organizadas pelo Iate Clube de Santa Catarina como uma espécie de clínica de vela para a participação na 45ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que acontece de 20 a 28 de julho, no Yacht Club Ilhabela (YCI).

“Considero essa uma das etapas mais importantes do circuito catarinense, porque é a preparação para Ilhabela, que é um campeonato para o qual todo mundo se prepara, dada a sua importância”, acrescenta Bochecha. Segundo o velejador, praticamente todos os estados, todos os clubes, têm as suas principais regatas próximas a Semana de Vela de Ilhabela, “porque é o momento em que as equipes fazem os preparativos finais para testar os equipamentos e entrosar a tripulação que vai participar da disputa.”

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS