sábado, 20 de abril de 2024
Geral
13/06/2018 | 10:40

Maré Alta pode causar alagamentos na costa de SC

Ontem passou uma frente fria que trouxe prejuízos em alguns municípios do sul do país, mas na nossa região apenas chuva, e mesmo assim, mal distribuída. Uma massa de ar polar já atua no estado. No oeste, planalto e serra temperaturas entre 7 e 9°C nessa madrugada e início de dia. Aqui em Itajaí temperatura de 15,7°C às 6 horas e em Camboriú de 16,3°C. Observe a imagem de satélite desse início de manhã nebulosidade se afastando para o Mar.
Começamos hoje com o sol e céu azul. Essa condição se mantém na quinta-feira. Para sexta-feira, feriado da cidade de Itajaí, predomínio das nuvens com chuva a qualquer momento. 
Não faz tanto frio como na semana passada, contudo como teremos muitas nuvens e umidade, dará essa sensação. As temperaturas mínimas ficarão entre 9/13°C e as máximas entre 16/19°C. Hoje faz um pouco mais de calor com máxima de 22°C. Ventos predominantes de sudoeste e sudeste com rajadas médias inferiores a 20 km/h. 

AVISO MARÍTIMO: MAR AGITADO E MARÉ ALTA!
Previsão para o Mar: Vento sudoeste/sul forte de 50 a 70 km/h e mar muito agitado, com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,0 m a 4,0 m especialmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.
Sistema: ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do RS, e alta pressão sobre o continente, mantendo forte gradiente de pressão com vento forte e persistente.

Maré Alta pode causar alagamentos na costa de SC.
Do dia 13/06 ao 15/06 há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2,0 a 2,5 m próxima ao litoral.
Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos em nossos boletins diários.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Alagamentos costeiros: Evitar transitar em locais alagados, em pontilhões e pontes submersas. Atenção especial para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. Fonte: UNIVALI e EPAGRI/CIRAM. Imagem: Alfabile Santana.

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter)

https://www.facebook.com/Defesacivildeitajai

https://twitter.com/DEFESAITAJAI


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS