quinta, 18 de abril de 2024
Geral
05/06/2018 | 17:23

BC: Semana do Brincar resgatou brincadeiras antigas na Educação Infantil

A Semana do Brincar em Balneário Camboriú rendeu bons resultados nos Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) que participaram das atividades. Durante os dias de interação, crianças da educação infantil puderam confeccionar e utilizar brinquedos à moda antiga, recordando brincadeiras clássicas ao ar livre.

Os alunos do NEI Nova Geração fizeram uma visita à brinquedoteca do SESC e puderam conferir de perto as apresentações musicais de alunos do Projeto Oficinas. Ao final da semana, os pequenos realizaram um piquenique no pátio da escola. No NEI Pequeno Mundo a animação não foi diferente: as crianças participaram da Balada Baby, onde dançaram e fizeram penteados e maquiagem especiais para a ocasião. Além disso, no Dia do Circo os alunos puderam pintar o rosto, explorar roupas e acessórios de palhaço e conhecer o show de mágica.

Em espaços temáticos no Centro Comunitário da Vila Real, as crianças dos NEI’s Pequeno Navegador e Pão de Mel interagiram com brincadeiras como arremesso ao alvo, futebol com coletes, espaço de corrida e dança, circuito de habilidades motoras, oficina de aviões de papel e diversas outras brincadeiras. Os Núcleos Anjo da Guarda, Bom Sucesso e Sonho de Criança também participaram com as brincadeiras de socialização entre turmas, funcionários e até mesmo os pais das crianças, que ajudaram com dicas de brincadeiras antigas que foram resgatadas. No NEI Santa Clara foi dada prioridade ao brincar com muito movimento e ao ar livre. Os pequenos brincaram em um Playground do Shopping do Mumu e participaram de muitos jogos e brincadeiras no núcleo.

Outra ação de sucesso da semana foi a Rua do Brincar, que contou com a participação de vários núcleos, dentre eles: Santa Clara, Nova Geração, Sementes do Amanhã e Santa Inês. Em uma rua fechada, os pequenos brincaram de peteca, amarelinha, pipa e pega-pega.

As atividades aconteceram de 21 a 25 de maio, em comemoração ao Dia do Brincar (28 de maio). O coordenador de educação física da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Wagner Eduardo Estácio, comemora as ações. "O resgate das brincadeiras e brinquedos tradicionais durante a semana fez com que o brincar ficasse em evidência, tanto na sua forma cultural quanto como ferramenta pedagógica”, diz. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS