sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/06/2018 | 17:00

Vigilância Sanitária fiscaliza supermercados e açougues de Itajaí

A Vigilância Sanitária de Itajaí iniciou nesta segunda-feira (4) uma fiscalização em supermercados, mercados e açougues do município. A ação ocorre em função da paralisação dos caminhoneiros e a possível existência de cargas mantidas com alimentos refrigerados e congelados fora dos limites de temperatura preconizados. O objetivo é garantir a qualidade dos alimentos comercializados à população.

Os fiscais vão verificar nos estabelecimentos a validade dos produtos, temperatura recomendada pelo fabricante para armazenamento, bem como possíveis alterações ou violações na embalagem. A legislação sanitária não permite que alimentos comercializados congelados sejam descongelados e novamente congelados - esta prática pode colocar em risco a saúde das pessoas, já que permite o crescimento de bactérias e a produção de toxinas nocivas.

De acordo com o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, a medida garante maior proteção aos consumidores, evitando doenças causadas por alimentos contaminados ou estragados. “A Vigilância Sanitária vai fiscalizar todos os estabelecimentos da cidade e qualquer irregularidade encontrada também pode ser denunciada para apuração”, comenta.

O secretário também orienta que a população observe a aparência e a procedência do produto na hora da compra. Além disso, neste momento, a recomendação é que a população prefira alimentos não perecíveis ou que tenham um prazo de validade maior.

“Os consumidores devem ficar atentos a qualquer alteração de cor, textura ou odor desagradável que possa indicar que o alimento esteja estragado, principalmente em relação a carnes, pescados, queijos e outros embutidos”, reforça Dellagiustina.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS