segunda, 21 de janeiro de 2019
16/05/2018 - 09:30

Univali fará estudo para tratamentos alternativos a dependentes químicos

Parceria com poder público, conselho e associação propõe a implementação de apoio e tratamento com homeopatia na Atenção Básica

Está marcada para hoje, 16 de maio, a assinatura de termo de cooperação entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Prefeitura de Itajaí, o Conselho Federal de Farmácia e a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa Estudo Terapêutico Homeopático COCACRACK. A parceria será firmada no gabinete do prefeito, às 16h.

O termo será assinado pelo reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, pelo secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, Erlandson Uchôa Lacerda, e pela secretária da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Márcia da Silva Borges. A iniciativa dá continuidade à cooperação técnica, que teve início no ano passado, entre o poder público, conselhos e a Univali, por meio do projeto Escolhas.

O projeto de pesquisa abordará o uso de medicamentos homeopáticos em pacientes usuários de cocaína e crack e a diminuição dos efeitos da abstinência. A proposta visa estruturar equipes de trabalho em cinco Unidades de Saúde Básica do município, capacitadas para auxiliar pessoas que, voluntariamente, buscam apoio para deixar o uso de drogas.

"Hoje, as ações em saúde levam para a abstinência completa. O que a gente busca é criar condições, por meio de apoio e tratamento integrativo com homeopatia dentro da Atenção Básica, para diminuir a fissura e recaída de quem lida com a dependência química", explica Noemia Liege Bernardo, professora do curso de Farmácia da Univali e coordenadora do projeto Escolhas.

A parceria, que prevê duração de dois anos, atende à necessidade de implantação de política de redução de danos de dependentes químicos na Atenção Básica e buscará recursos junto da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) para dar início aos trabalhos práticos.

Sexta, 18 de janeiro de 2019
Penha declara situação de emergência
Quinta, 17 de janeiro de 2019
BOMBINHAS TEM NOVO PORTAL DE TURISMO
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros